benefícios do agrião

Saiba mais do valor nutricional e benefícios do agrião!

Talvez se todos soubessem dos benefícios do agrião para a saúde, incluiriam a hortaliça na dieta mais vezes.

Conhecida desde o tempo dos faraós, o agrião é originário da Ásia e Europa e prefere zonas úmidas para melhor se desenvolver. Os antigos já o utilizavam para aumentar imunidade, ajuda a combater infecções e a fadiga e por facilitar o processo digestivo.

É rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, substâncias essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Além disso, pesquisas científicas já comprovaram que o consumo de vegetais como a couve-flor, repolho, brócolis e agrião ajudam a reduzir o risco de se desenvolver vários tipos de câncer, como o câncer de mama, próstata, esôfago e pâncreas.

Confira a seguir alguns benefícios do agrião:

  • Reduz a pressão arterial devido à boa concentração de potássio, cálcio e magnésio.
  • Mantém ossos e músculos saudáveis pela presença da vitamina K, que facilita a absorção do cálcio no organismo.
  • Previne o diabetes, pois ajuda a diminuir o nível de glicose no sangue.
  • Auxilia no emagrecimento: em duas xícaras são encontradas apenas 7 kcal. Além disso, suas fibras dão a sensação de saciedade.
  • Ameniza os problemas respiratórios: suas propriedades anti-inflamatórias e a presença de antioxidantes diminui os sintomas da asma, rinite alérgica, bronquite e sinusite e ajuda a prevenir gripes e resfriados.
  • Indicado para as mulheres durante a etapa da gravidez, pois contém ácido fólico, elemento necessário antes e durante a gravidez; além de ser muito mais saudável que os suplementos vitamínicos.
  • Seus nutrientes aumentam a disposição e permitem a prática de exercícios por mais tempo. Ainda colabora na restauração dos níveis de energia e proporciona alívio ao corpo após exercícios extenuantes.

A melhor forma de tirar proveito de todos os benefícios do agrião é consumi-lo ao natural na forma de saladas ou como recheio de sanduíches, ou mesmo em sucos de frutas.

Ao ser usado em sopas e cozidos, perdem-se muitas de suas propriedades, então prefira come-lo cru mesmo. Na hora de comprar, prefira o maço que tiver folhas verdes, brilhantes, firmes, limpas e sem picadas de insetos. A melhor forma de conserva-lo por mais tempo é na geladeira, embrulhado em saco plástico transparente. Assim ele dura por 5 a 7 dias.

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Adaptado da Ceagesp

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