manga palmer

Confira algumas curiosidades e benefícios da manga palmer

Conheça algumas curiosidades e benefícios da manga palmer, fruta originária da Ásia e trazida pelos portugueses ao Brasil.

Aliás, a manga palmer já foi vítima de uma das mais conhecidas falsidades: a de que a famosa mistura de leite com manga faz mal à saúde.

Pura bobagem! Essa informação foi criada lá no passado pelos donos de escravos, para evitar que os pobres coitados não consumissem essa fruta, considerada então digna somente dos homens brancos.

Pelo contrário! A combinação leite com manga é mais do que bem-vinda pelo nosso organismo, que pode se beneficiar tanto do cálcio do leite, como dos nutrientes da manga, que é rica em caroteno, vitamina A, vitamina C, vitaminas B1, B2, B5 e sais como o fósforo, ferro e cálcio.

Uma manga fresca contém cerca de 15% de açúcar, até 1% de proteína e quantidades significativas de vitaminas, minerais e antioxidantes.

A manga palmer tem algumas vantagens: em comparação com outras variedades, o caroço da manga palmer é menor, e sua polpa representa aproximadamente 72% do fruto.

Além de ser muito doce e com poucos fiapos, ela traz outros benefícios, tais como:

  • Faz bem para saúde da pele devido aos seus antioxidantes
  • Ajuda na perda de peso ao dar sensação de saciedade
  • Estimula o bom funcionamento do cérebro
  • Mantém a boa saúde do intestino devido às fibras
  • Promove a saúde dos olhos por conter vitamina A
  • Combate a anemia graças à alta quantidade de ferro
  • Possui ação antibactericida e é também utilizada em afecções pulmonares (bronquite asmática, bronquite catarral e tosse
  • Combate o estresse, devido às altas concentrações de potássio e magnésio

A mangueira foi a árvore asiática que melhor se adaptou ao clima brasileiro, produzindo inúmeras variedades, tornando-se quase obrigatória na paisagem do norte e do nordeste do país, e sendo facilmente encontrada em cultivo na Amazônia e nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Para conferir a veracidade dessa afirmação, basta prestar atenção nas ruas, que até mesmo na capital paulista é possível ver aqui e ali pés de mangueiras, que ficam carregadas de frutas em certas épocas do ano.

Presente nas mesas brasileiras quase o ano todo, a manga palmer pode ser encontrada com mais força nos meses de outubro a março. Em 2017, deram entrada na Ceagesp cerca de 44.035 toneladas do produto.

O Foodnews destaca esclarecimento do MAPA sobre o que, de fato, pode ser considerado como produto orgânico. Clique aqui e confira!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Confira algumas curiosidades e benefícios da manga palmer was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!