Prof. Celso dos Santos

Prof. Celso dos Santos do Aregala Internacional fala sobre os desafios do setor!

O Foodnews entrevista o Prof. Celso dos Santos, vice presidente do Aregala Internacional. Veja a opinião do Chef em relação as perspectivas e desafios do setor de alimentação fora do lar!

Nos últimos anos o setor de alimentação fora do lar tem enfrentado muitas dificuldades, agravadas pelos efeitos negativos da crise econômica. Os restaurantes viram seus clientes diminuírem e suas margens, por consequência, caírem. Vimos o fechamento de muitas casas entre 2015 e 2016, algumas delas inclusive bastante tradicionais.

A expectativa para 2017, por outro lado, é de um início de recuperação. As perspectivas são mais otimistas, o que pode trazer alguma melhora no consumo e a retomada dos investimentos no setor.

Foodnews: Prof. Celso dos Santos, qual sua opinião a respeito desse assunto? Na sua opinião o ano é de expectativa positiva?

Prof. Celso dos Santos: Será um ano de desafios, destacando o esforço de retomar as vendas com qualidade de produtos, serviços e promoções. Isso demandará esforço e, principalmente, muita criatividade  e inteligência emocional para a definição de uma política comercial adequada para essa retomada. A retomada deverá se acentuar nos próximos 12 meses em função das medidas governamentais e seus resultados. A retomada ocorrerá, porém, paulatina e lentamente, garantindo um futuro que assegure um crescimento melhor estruturado para os estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar.

Foodnews: Caso se confirme essa esperada retomada dos investimentos, qual os maiores desafios do setor de alimentação fora do lar?

Prof. Celso dos Santos: O maior desafio é o de capacitação. Os docentes deverão se atualizar e aperfeiçoar com mais rapidez e solidez. A formação será o grande diferencial. Tanto em nível técnico, operacional como gerencial. Nesse aspecto as escolas técnicas e superiores terão que renovar e inovar rapidamente seus conteúdos e metodologias de ensino.  O treinamento contínuo das equipes também faz parte desses desafios, assegurando qualidade e crescimento da produtividade e de novos negócios.

Foodnews: E como você enxerga a questão da formação dos novos profissionais? Estão preparados para os novos desafios do setor?

Prof. Celso dos Santos: No futuro, a profissão estará mais difundida e o mercado vai se ampliar para tantas outras profissões da área gastronômica, tanto para alimentos como para bebidas. A nova formação deverá contemplar cada vez mais a preparação técnica, humana e de liderança.

Foodnews: Temos visto um crescente interesse da mídia nos reality shows, programas e assuntos voltados a gastronomia. Isso coloca o setor em evidencia e isso tem refletido no maior interesse pela profissão de cozinheiro?

Prof. Celso dos Santos: A mídia social acoplada com TV e rádio ampliarão consideravelmente esse interesse profissional e o  prazer de convívio social através da gastronomia. A demanda pela profissão será de natureza exponencial.

Foodnews: E você, julga esse crescente interesse da mídia benéfico para o setor e para os novos profissionais?

Prof. Celso dos Santos: Sem dúvida, a mídia acaba auxiliando muitíssimo na propagação das necessidades de profissionalismo e aperfeiçoamento empresarial  na área gastronômica e a sociedade passa a ter uma visão mais abrangente da cozinha. Uma visão centrada em novas opções de negócio, trabalho, investimento, financiamento, empregabilidade, convívio social e familiar. A carreira gastronômica passa à ser mais valorizada e requisitada pelo mercado como um todo!

Prof. Celso dos Santos Silva é vice-Presidente Internacional de AREGALA – Associación de Restauradores Gastronómicos de Las Americas y del Mundo e Presidente de Cozinheiros sem Fronteiras – Brasil.

Contato: celso@aregalabrasil.com.br

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Prof. Celso dos Santos do Aregala Internacional fala sobre os desafios do setor! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!