Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Festival Braseiro chega a Rondonópolis, Mato Grosso!

setembro 8

Festival Braseiro

Festival Braseiro chega a Rondonópolis e reforça a valorização de um dos maiores produtos da balança comercial de Mato Grosso, a carne bovina!

Mato Grosso é responsável pela maior produção de bovinos do país com mais de 30 milhões de cabeças, que são comercializadas no mercado interno e em mais de 80 países do mundo, segundo dados da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

Esses números fazem com que a carne bovina seja um forte item na balança comercial do Estado – figurando entre os principais geradores de divisas ao lado da soja, do algodão e do milho.

Mas, alcançar patamar de reconhecimento dessas commodities agrícolas é o grande desafio da carne mato-grossense. E esse é um dos objetivos do Festival Braseiro, que chega em Rondonópolis [a 240 km de Cuiabá], no próximo dia 8 de setembro, para sua 5ª edição.

Entre os produtos pecuários – que também incluem suínos, frango, leite e ovos –, os bovinos são os de maior rendimento no campo mato-grossense, sendo responsáveis por 76,52% de todo o valor que é gerado pela produção de proteína animal [R$11,803 bilhões dos R$15,423 bilhões que deverão ser gerados este ano], conforme projeção do MAPA.

Conforme explica o presidente da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares, nem sempre a população tem a dimensão de todos esses números e do que eles representam para o estado de Mato Grosso. De acordo com ele, eventos como Braseiro – que é considerado o maior festival de carnes nobres do país – ajudam a ampliar o potencial da carne bovina mato-grossense e a dar a
verdadeira dimensão dessa cadeia produtiva. Marco Túlio também é idealizador do Festival.

“O Festival Braseiro nasceu porque somos apaixonados por carne, estamos no maior Estado produtor dessa proteína e que tem o maior rebanho do Brasil – considerado também o sexto maior do mundo. A questão é que nem sempre o grande público tem noção de quão importante economicamente a carne bovina é para o Estado. Precisamos valorizar a criação de gado bovino em Mato Grosso”, avalia.

Neste viés, Marco Túlio destaca que a proteína animal pode ser explorada de diversas formas. “Uma delas, por exemplo, é gastronomicamente, que é um nicho de grande poder econômico e gerador de emprego e renda. Até porque possuímos a melhor carne do país. Inclusive, no Braseiro, o público poderá contar com carne de qualidade, com cortes selecionados e de raças
diferenciadas – que têm ganhado cada vez mais espaço na pecuária nacional, como é o caso das raças Angus e Wagyu (foto), além daquelas mais tradicionais como a Nelore”, pondera.

No dia 8 de setembro, mais de 250 churrasqueiros irão se mobilizar para comandar 41 estações de preparo de carnes especiais e assar cerca de quatro toneladas de cortes de bovino, suíno, aves, peixe e cordeiro em harmonia perfeita com o clima de fazenda propício para confraternizações ao ar livre.

Realizado pela Associação Braseiro, o Festival Braseiro traz em seus pilares um cunho social. Todos os churrasqueiros trabalham voluntariamente e 100% do lucro será revertido para entidades – a serem definidas por meio de edital, previsto para abrir em agosto. A 5ª edição do evento ainda contará com shows da banda nacional Texas Radio, da dupla Paulo Mafra e Thulio Viola e do grupo Henrique Maluf & Cerrado Groove.

Vale destacar que o Festival Braseiro será realizado, a partir das 12h, no Clube dos Funcionários da Fundação MT, que está localizado ao lado do Horto Florestal, na Vila Goulart, em Rondonópolis (MT). Mais informações no https://pt-br.facebook.com/festivalbraseiro/ .

E você sabia que a carne é protagonista no prato do brasileiro na hora do almoço? Pedidos relacionados a carnes cresceu 92% no aplicativo  IFOOD no primeiro semestre de 2018! Clique aqui e saiba mais!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Festival Braseiro chega a Rondonópolis, Mato Grosso! was last modified: by

Detalhes

Data:
setembro 8
Evento Tags:

Organizador

Associação Braseiro

Local

Clube dos Funcionários da Fundação MT
Rondonópolis, Mato Grosso Brasil + Google Map

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!