vinho protege os neurônios

Pesquisadores descobrem como o vinho protege os neurônios!

Pesquisadores descobriram como o vinho protege os neurônios.

Mas antes de falar que o vinho protege os neurônios, vamos evitar de ser mal-interpretados, uma vez que a ingestão de grandes quantidades de álcool tem severos efeitos negativos ao organismo humano.

No entanto, por diversos anos pesquisadores tem afirmado que o consumo moderado de vinho pode ser benéfico. E um dos benefícios está no fato de contribuir para o atraso no aparecimento de deficiências cognitivas, no envelhecimento e doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.

Dr. Esteban-Fernández, do Instituto de Pesquisas em Ciência da Alimentos em Madri, e seus colegas estão investigando os mecanismos moleculares subjacentes às ações neuroprotetoras do vinho, recentemente publicado em Frontiers in Nutrition. Vale uma pesquisa detalhada para quem quer se aprofundar das questões técnicas da pesquisa.

O Foodnews já destacou a importância do consumo moderado do vinho para a saúde. Aliás, o vinho sempre teve grande relevância na historia da civilização ocidental, seja por seus aromas, sabor e personalidade ou pelos benefícios que traz à saúde.

Importantes civilizações antigas, como os egípcios, os gregos e os romanos, utilizavam vinho como remédio para o corpo e para a alma. O uso medicinal do vinho era largamente empregado e existem inúmeros registros disso (clique aqui e saiba mais).

À medida que trabalha no papel da dieta na manutenção da saúde e na prevenção de doenças, o Dr. Esteban-Fernández toma sua própria nutrição muito séria. “Estou realmente consciente da importância de uma dieta saudável enriquecida em vegetais, frutas e gorduras industriais saturadas reduzidas”, afirma o pesquisador.

“Embora eu tente manter meus hábitos alimentares o melhor possível, acho que também é importante não ficar tão obcecado. A sociedade está hoje cheia de falsos mitos sobre a dieta, e é o papel da ciência e da mídia evitar a propagação desses rumores, bem como conscientizar as pessoas sobre a importância da dieta para sua saúde”, aponta Dr. Esteban-Fernández.

Veja também que o mapa da produção de vinhos está mudando e o semiárido brasileiro vem se destacando nessa nova geografia, produzindo bebidas de qualidade. São os vinhos tropicais (clique aqui).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Pesquisadores descobrem como o vinho protege os neurônios! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!