abóbora paulista

Benefícios e curiosidades da abóbora paulista

Conheça alguns dos benefícios e curiosidades da abóbora paulista!

O frio está demorando a chegar este ano, não é verdade? E não há item mais perfeito para ser usado em um ensopado que a abóbora paulista!

Se levarmos em conta então os benefícios que as abóboras em geral trazem ao nosso organismo, aí então que elas não sairão mais da sua lista de compras!

A abóbora é o tipo de legume que pode ter quase tudo aproveitado para consumo, desde a casca até as sementes – ricas em ferro, também podem ser torradas e consumidas como aperitivo -, e tem gente que utiliza até suas flores e folhas para frituras e receitas mais requintadas.

Originária das Américas, ela logo ganhou o mundo pelas mãos dos portugueses, que a comercializavam em suas rotas de comércio da Europa, África e Ásia desde o século 16. Por ser muito versátil, a abóbora pode ser consumida de diversas formas como ingrediente em saladas, pratos quentes, refogados, sopas, pães, bolos, doces, etc.

A abóbora paulista, de formato comprido, pode ser usada em refogados, sopas e doces. É a mais fácil de descascar, porque sua casca é bem mole, se comparada como as outras variedades, como a cabochá ou mesmo a moranga.

O consumo de abóboras pode diminuir o nível de colesterol no organismo. Por ser baixa em caloria, também é indicada para quem faz restrição de calorias, pois possui apenas 25 calorias por 100 gramas de consumo. É rica em carboidratos e fibras alimentares, sendo uma boa fonte de vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais, como o ferro, o cálcio, magnésio, fósforo, manganês e zinco.

Seus benefícios não param por ai. As abóboras apresentam baixo índice glicêmico, auxiliam na produção de insulina e curam os tecidos pancreáticos o que pode beneficiar pessoas que sofrem de diabetes. Também possui propriedades que ajudam a prevenir o câncer da mama, do colo do útero, de pulmão, do cólon e cancro da pele, pois são ricos em antioxidantes, especialmente os carotenoides, que ajudam no combate ao metabolismo das células cancerígenas.

A abóbora paulista pode ser encontrada praticamente o ano todo, mas os meses mais fortes vão de março a agosto. Em 2017, deram entrada na Ceagesp cerca de 2.240 toneladas do produto, provenientes principalmente das cidades paulistas de Piacatu, Rinópolis, Gabriel Monteiro, Tupã e a paranaense Tijucas do Sul.

Saiba mais do Festival da Sardinha na Ceagesp, que acontece nos finais de semana de maio de junho de 2018. Clique aqui!

Adaptado do Cepea

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Benefícios e curiosidades da abóbora paulista was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!