ações trabalhistas em bares e restaurantes

Ações trabalhistas em bares e restaurantes. Dica para reduzir riscos!

O Foodnews seleciona alguns temas relevantes discutidos durante o último RestauraRH, promovido pela ANR – Associação Nacional de Restaurantes. Vamos destacar as ações trabalhistas em bares e restaurantes.

A advogada do escritório Dias e Pamplona, Andréa Carolina da Cunha Tavares conduziu o tema de ações trabalhistas em bares e restaurantes durante o evento. Confira!

A especialista explicou qual a melhor forma de reduzir os riscos das ações trabalhistas nos estabelecimentos. ‘O treinamento do trabalhador é muito importante, mas você deve fazer com que ele se sinta comprometido com a empresa. Se ele está consciente dos seus direitos e deveres e a empresa o trata com respeito, ele não vai querer ajuizar uma reclamação trabalhista. Precisa ser estabelecido qual o papel dele e o seu compromisso no ambiente de trabalho’, destacou.

Segundo a advogada, o escritório tem 70% de clientes na área de restaurantes. Ela contou que 60% das ações trabalhistas decorrem de mágoa do empregado. ‘Quando ele não se sente parte da engrenagem ou quando o gestor não vê as qualificações dele, a ação acontece’, explicou. Para ela, mais importante do que trazer um comprometimento para os funcionários, é fazer com que o gestor consiga estimular a atitude de todos. ‘O gestor está à frente da comunicação entre a empresa e os colaboradores, então ele precisa saber se cada funcionário está no lugar certo’, contou.

Andréa também abordou a importância do uso do compliance. ‘Trata-se de uma ferramenta extremamente importante na conexão entre o empregado e a empresa. Na verdade, estamos falando sobre um ajuste de conduta mútuo entre eles. É muito importante que a empresa cumpra os seus valores, objetivos, missões e metas. Caso isso não aconteça, haverá uma desconexão muito grande que acaba desmotivando o profissional’, disse.

Uma das dicas para evitar ações trabalhistas em bares e restaurantes é engajar o colaborador e motiva-lo!

Siga o Foodnews, o canal de notícia da gastronomia!ltimo

Ações trabalhistas em bares e restaurantes. Dica para reduzir riscos! was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.