açúcar nos biscoitos

Qual a quantidade de açúcar nos biscoitos? Você sabe?

O Foodnews destaca estudo que avalia a quantidade açúcar nos biscoitos.

Segundo pesquisadores do FoRC (Food Research Center), em geral, comer duas bolachas ou biscoitos doces recheadas equivale a ingerir, pelo menos, uma colher de chá de  açúcar (5 g). Um pacote inteiro, normalmente com 10 unidades, contém o equivalente a 10 colheres de sopa de fontes de carboidratos (açúcar + amido).

Pois é, os dados sugerem que a quantidade de açúcar nos biscoitos é de, em geral, 2 unidades para uma colher de chá de açúcar.

Apesar da praticidade na hora de fazer um lanchinho, o fato é que as bolachas ou biscoitos contêm quantidades exageradas de açúcar refinado. E o consumo exagerado de açúcar está relacionado à obesidade e ao diabetes. Além disso, a quantidade de carboidrato de um pacote de bolacha ou biscoito é equivalente a 5 pães franceses. Você comeria cinco pãezinhos no seu lanchinho?

Os biscoitos são gostosos porque, além do açúcar, contêm bastante gordura, e consequentemente são ricos em energia, e esses são mais dois motivos para serem consumidos com muita moderação. Olhando o rótulo dá para ver que tem bastante gordura saturada, fornecendo uma quantidade alta para a porção recomendada (30 g).

Essa gordura pode e deve ser consumida porque transporta algumas vitaminas (A, D, E, K) e ajuda a formar membranas de células, mas o excesso pode provocar o acúmulo de colesterol ruim, o LDL, nos vasos sanguíneos. Além disso, a maioria das bolachas ou biscoitos contém gordura trans, associada a diversas doenças do coração. E mesmo quando o rótulo indica “zero gordura trans”, não se engane: isso se refere a uma porção de apenas dois biscoitos e meio.

O que nos leva a crer que o nome, aqui, não importa muito. Mas, a título de curiosidade, do ponto de vista etimológico, a palavra “biscoito” entrou primeiro na língua portuguesa, embora os dois termos sejam equivalentes no tocante à legislação e ao modo de produção desse alimento, largamente consumido no Brasil.

Apesar dos dados de açúcar nos biscoitos, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados, cada brasileiro consumiu, em 2015, pouco mais de 6 quilos de biscoitos e/ou bolachas. Somos o quarto maior consumidor mundial, atrás de China, EUA e Índia.

Portanto, se quer um conselho, o ideal é variar no lanchinho. Bolacha e/ou biscoito devem ser consumidos com moderação e jamais devem se constituir a principal fonte de carboidratos de sua dieta. Muito menos da dieta das crianças.

É importante lembrar também que a AABIA, ABIR,  ABIMAPI e Viva Lácteos, em parceria com o Ministério da Saúde, promoveram a primeira oficina técnica sobre redução de açúcar.

A maior parte do consumo do açúcar no Brasil vem do que é adicionado pelo consumidor no preparo dos alimentos em casa (56,3%), enquanto o açúcar adicionado nos alimentos processados responde por 19,2%, de acordo com dados do IBGE. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Alimentos Sem Mitos

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Qual a quantidade de açúcar nos biscoitos? Você sabe? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!