alimentação saudável

O que o consumidor entende por alimentação saudável?

Como manter uma alimentação saudável em meio a tantas opções de alimentos disponíveis no mercado?

Foi exatamente esta questão que a empresa de pesquisa de mercado digital, MindMiners, procurou responder.

Por meio do Estudo Original Sobre Alimentação, além de entender hábitos, preferências e influências quando o assunto é a alimentação do brasileiro, a empresa elaborou um raio-X da dieta no País, identificando mudanças, demandas ainda não correspondidas e as principais motivações para dietas.

Entre 28 de julho e 09 de agosto, 1000 pessoas foram ouvidas (entre homens e mulheres, a partir dos 18 anos, maioria das classes B e C, e de todas as regiões do País).

Dentre os resultados da pesquisa, um dos destaques em relação aos hábitos alimentares foi a motivação de 90% dos entrevistados em melhorá-los nos últimos 12 meses.

A principal estratégia para incentivar esta mudança? Para 68% das pessoas, seria consumir mais frutas e legumes, além de substituir bebidas açucaradas por água ou sucos naturais (56%).

Outro dado relevante é o de que as pessoas, normalmente, não associam a alimentação saudável a marcas específicas, mas sim a palavras como frutas, legumes, verduras e salada.

Além disso, quando questionados sobre o conceito de alimentação saudável, 74% dos entrevistados o associaram ao ato de comer alimentos frescos (frutas, legumes e verduras), seguida pelo consumo de alimentos naturais (66%). Estes hábitos, inclusive, foram considerados mais fáceis de se adotar, ao invés de reduzir o consumo de carboidratos ou de seguir dietas sem glúten ou lactose.

E este interesse em consumir mais HF’s pode ser considerado uma tendência. Conforme a pesquisa, 49% dos entrevistados se mostraram dispostos a gastar mais para melhorar os hábitos alimentares.

Setembro verde promove a alimentação saudável no país. Clique aqui e saiba mais desse movimento!

O excesso de peso cresceu 26,3% nos últimos 10 anos, passando de 42,6% em 2006 para 53,8% em 2016. E por falar niso, o Foodnews detalha sobre o perfil do excesso de peso entre os brasileiros, de acordo com os dados da Vigitel Brasil de 2016 (clique aqui e saiba mais).

Adaptado de Hortifruti

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

O que o consumidor entende por alimentação saudável? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!