alimento do século 21

A mandioca, o alimento do século 21!

O Foodnews destaca novamente a mandioca, que foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21.

A mandioca é considerada uma das culturas mais antigas do Brasil, encontrada em terras brasileiras antes da chegada dos colonizadores. A raiz também é conhecida como aipim, macaxeira ou maniva nas diferentes regiões brasileiras.

Na forma de farinha, com chibé e camarão, com pirão e peixe ou açaí, na farofa do churrasco. É a mandioca que não pode faltar, especialmente no norte do país! Imaginem se faltar farinha de mandioca? (clique aqui e saiba mais).

A cultura da mandioca no Brasil é a sétima em área cultivada e a primeira em importância social, pela geração de renda e milhões de empregos, estando presente na agricultura de todos os estados brasileiros.

Mas não é somente pela sua importância no Brasil que a mandioca é considerada o alimento do século 21.

A mandioca é das mais importantes para a redução da fome de populações carentes na África, tanto que a Bill & Melinda Gates Foundation tem um relevante trabalho de pesquisa e fomento dessa cultura para elevar a produtividade, a qualidade e os nutrientes funcionais dessa raiz.

Nosso produto impressionou tanto a Bill Gates  que ele refere-se a esta dádiva da Natureza como “o mais interessante vegetal do mundo”.

A Embrapa desenvolve diversas pesquisas com mandioca de mesa, como a seleção participativa de variedades de mandioca, e fez o lançamento de cultivares com tons de polpas amarelos ricos em carotenóides, pigmentos famosos por ação antioxidante e protetora contra doenças do envelhecimento.

A produção de mudas de qualidade é outro passo importante para o susesso da cultura, e o projeto Reniva coordenado pela Embrapa também está ajudando produtores a multiplicar plantas de mandioca com qualidade.

Reconhecida pelo seu potencial nutritivo, a mandioca e seus derivados é apreciada na culinária brasileira e pode ser consumida de muitas maneiras. Em forma de farinha, cozida, frita, em bolos e para fazer a tapioca, uma iguaria de sucesso.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

A mandioca, o alimento do século 21! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!