Avaliação Nacional de Vinhos

Avaliação Nacional de Vinhos 2018 apresenta melhor nota em 26 anos!

A Avaliação Nacional de Vinho em 2018 alcançou a melhor nota final entre todos os eventos realizados!

No último dia 29 de setembro foi encerrada, em Bento Gonçalves (RS), a Avaliação Nacional de Vinhos (ANV) – Safra 2018, uma verdadeira festa do vinho que acontece há 26 anos e que aponta os caminhos da vitivinicultura brasileira.

Na edição 2018 da Avaliação Nacional de Vinhos, o encontro reuniu 900 pessoas que degustaram em primeiríssima mão os melhores rótulos que foram selecionados entre 344 amostras de 49 vinícolas, por 120 enólogos de nove estados brasileiros (Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo), além do Distrito Federal.

Durante os três meses compreendidos entre a abertura das inscrições dos produtos das vinícolas e a data da cerimônia final, em 29 de setembro, a Embrapa Uva e Vinho foi responsável por coordenar todas as etapas técnicas, como coleta, classificação, catalogação das amostras de vinhos, contabilização dos resultados, confirmação das amostras selecionadas, dentre muitas outras atividades.

A principal etapa, a das degustações envolve enólogos e especialistas no tema, que se reúnem no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho e avaliam, segundo parâmetros da OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), as amostras de vinho Branco Fino Seco não Aromático, vinho Branco Fino Seco Aromático, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante. Os vinhos foram avaliados com relação ao Aspecto (Limpidez, Tonalidade), Olfato (Intensidade, Nitidez, Qualidade), Paladar (Intensidade, Nitidez, Qualidade, Persistência) e Avaliação Global. E os 30% melhores são destacados e apresentados para o evento final, que reúne apaixonados pelo vinho.

Para Mauro Celso Zanus, pesquisador, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, responsável pela coordenação técnica da Avaliação Nacional dos Vinhos há 25 anos, esta edição evidenciou a qualidade da safra 2018, que apresentou a maior média de notas entre todas as avaliações já realizadas. “Os vinhos contabilizaram 86,6 pontos! Como nota média isto nos surpreendeu, mas foi o resultado, principalmente, das condições de equilíbrio vegetativo das plantas (número de brotos, folhas e de cachos), e de uma maturação que atingiu seu ponto ideal. Isto só foi possível devido ao clima seco e à grande quantidade de horas de sol, entre os meses de janeiro e março”, avaliou ele.

A Avaliação Nacional de Vinhos é um processo que participam profissionais de várias áreas: pesquisadores, analistas, enólogos, viticultores, vinicultores e sommeliers. Além, é claro, daqueles que servem e dão apoio ao serviço do vinho durante a cerimônia final.

E você sabia que a produção mundial de vinhos será a menor em quase 60 anos, enquanto no Brasil a produção  cresce 169% em 2017? Clique aqui e saiba mais!

Adaptado da Embrapa

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Avaliação Nacional de Vinhos 2018 apresenta melhor nota em 26 anos! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!