banana do Equador

O Brasil está importando banana do Equador!

O Brasil está importando banana do Equador e isso tem gerado muita polêmica por aqui!

Isso porque a banana do Equador é mais barata que a nacional e há questões fitossanitárias envolvidas!

O fato é que produtores brasileiros foram pegos de surpresa em dezembro, quando, Luis Eduardo Rangel, do MAPA, liberou a entrada de banana do Equador no País, desde que cumpridas as exigências fitossanitárias impostas pela Instrução Normativa nº46.

De modo geral, a IN é breve e não descreve muitas das exigências que os produtores brasileiros consideram importantes para a segurança fitossanitária das propriedades.

Os produtores brasileiros, em geral, afirmam que temem a questão fitossanitária e a elaboração de um documento sobre os riscos fitossanitários será encaminhado ao governo.

No Equador, existem pragas que não são encontradas no Brasil, e os produtores querem a segurança de que a banana seja importada sem risco de contaminar os bananais brasileiros.

O principal receio é sobre o BBrMV (vírus do mosaico das brácteas da bananeira), que já foi detectado no Equador (e em outros países produtores) – os bananais brasileiros são livres desse vírus.

Em relação ao mercado, a grande questão que se coloca é o preço mais competitivo da banana do Equador, já que produtores brasileiros afirmam que os custos naquele país são menores do que os do Brasil.

No entanto, exportadores equatorianos, em entrevista ao Fresh Plaza, relataram que o foco é o “mercado gourmet” no Brasil, não concorrendo por preço.

No que diz respeito ao mercado de banana, fruta mais consumida no Brasil, ocasionalmente ocorrem excedentes, deixando os preços abaixo do custo estimado de produção – o que ocorreu em alguns meses deste ano no Norte de Santa Catarina e no Norte de Minas Gerais.

Assim, em cenários de baixa rentabilidade do produtor brasileiro, haverá importação da fruta? Vale lembrar que o preço ainda é um dos principais influenciadores no momento de compra – e o importador não irá se arriscar a “perder dinheiro”.

E você sabia que apesar do Brasil ser um dos maiores produtores mundiais, a exportação de banana é pouco expressiva por aqui! Clique aqui!

Clique aqui e veja algumas curiosidades e benefícios da banana nanica!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

O Brasil está importando banana do Equador! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!