benefícios do pêssego

Curiosidades e benefícios do pêssego para a saúde!

E dentre os benefícios do pêssego, a fruta é rica em potássio e cálcio, vitaminas A, C e do complexo B, além de possuir altos níveis de antioxidantes.

Originária da China, o pêssego é aquela fruta que tem um perfume tão característico e único, que de longe é possível senti-lo, o que aguça as papilas gustativas e nos faz salivar de antecipação. Seu sabor adocicado e suave, com sua polpa rica em sucos, faz com que seja muita apreciada no verão, seja para ser consumida ao natural ou em forma de sucos, doces e sorvetes.

A variedade de pêssego chimarrita foi adaptada para a região Sudeste, devido à pouca exigência de frio. Produz frutos de tamanho grande, com casca nas cores vermelha com creme, sendo sua polpa de cor branca e firme, com excelente sabor doce.

Rico em potássio e cálcio, esse fruto traz bastante vitaminas, como A, C e do complexo B, possui altos níveis de antioxidantes e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. É também um ótimo aliado para quem quer emagrecer, pois atua como diurético natural no nosso organismo.

A maior parte das suas fibras está concentrada na casca, por isso o aconselhável é não descascar a fruta, o que ajuda ainda a dar sensação de saciedade, ajudando aqueles que fazem dieta de restrição calórica.

Aliás, consumir pêssego é uma ótima maneira de controlar a fome, pois possui calorias (na versão ao natural, apresenta uma média de 50 kcal por porção), quase zero de gordura e muita água em sua composição.

Agora, muito cuidado ao consumir o pêssego em calda, em doces ou na forma de suco, pois daí a quantidade de calorias pode ser bem maior, devido à alta adição de açúcar no preparo dessas receitas.

Confira a seguir alguns dos principais benefícios do pêssego à nossa saúde:

  • Previne o câncer e outras doenças crônicas
  • Ajuda controlar o diabetes
  • Contribui para a saúde dos olhos
  • Colabora para a boa saúde do sistema cardiovascular
  • Beneficia o bom funcionamento do sistema nervoso
  • Regula o funcionamento do sistema digestivo, rins e fígado
  • Deixa cabelos e pele mais bonitos, ossos e dentes mais saudáveis

Com entrada mais forte entre os meses de dezembro a janeiro, deram entrada no Entreposto Terminal São Paulo em 2018 cerca de 6.464 toneladas de pêssego chimarrita, provenientes principalmente dos municípios gaúchos de Pinto Bandeira, Farroupilha, Antônio Prado, Caxias do Sul, Nova Pádua e Bento Gonçalves.

E por falar nos benefícios do pêssego, confira os benefícios de outras frutas, com o melão, morango e do mirtilo!

Adaptado do Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Curiosidades e benefícios do pêssego para a saúde! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!