bioeconomia

Bioeconomia, o que é e por que está cada vez mais no foco das empresas?

A bioeconomia é uma economia sustentável, que reúne todos os setores da economia que utilizam recursos biológicos.

Esse mercado busca oferecer soluções coerentes, eficazes e concretas para os grandes desafios sociais, como a crise econômica, as mudanças climáticas (clique aqui), substituição de recursos fósseis, segurança alimentar (clique aqui) e saúde da população.

Segundo dados da OECD, a bioeconomia movimenta no mercado mundial cerca de 2 trilhões de Euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.

O fato é que a sustentabilidade entrou de forma definitiva na agenda da sociedade. Um exemplo significativo está na importância que a “sustentabilidade corporativa” ganhou nos últimos anos.

De conceito vago, tornou-se um imperativo para o sucesso das empresas, que precisam, cada vez mais, entregar valor e não apenas mercadorias para a sociedade. Sustentabilidade, apesar de intangível, sem existência física, é hoje um valor essencial, que se converte em ativo e vantagem competitiva no mundo dos negócios.

“Sustentabilidade corporativa” requer negócios amparados em boas práticas de governança e benefícios sociais e ambientais, influenciando ganhos econômicos, a competitividade e o sucesso das organizações.

O número de empresas que emitem relatórios de sustentabilidade cresceu de menos de 30 no início dos anos 1990 para mais de 7.000 atualmente.  Ao operar assim, as empresas elevam a sua capacidade de competir em mercados cada vez mais exigentes e desafiadores.

E, de quebra, ampliam a sua perenidade, em  virtude do fortalecimento da marca, da reputação e da credibilidade.

Como a população cresce em número e em capacidade de consumo, também cresce o desejo de que a economia utilize mais recursos biológicos, recicláveis e renováveis, ou seja, sustentáveis e essa é a base da bioeconomia.

Vala destacar que o sofisticado embasamento técnico da biotecnologia moderna já possibilita a criação de imensa gama de novos produtos e processos, tais como energia renovável, alimentos funcionais e biofortificados (clique aqui), biopolímeros, novos materiais, medicamentos e cosméticos.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Bioeconomia, o que é e por que está cada vez mais no foco das empresas? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!