cafés

Amazônia produz cafés especiais com aromas diferenciados

A produção de cafés no estado de Rondônia na safra 2018 foi de 1,98 milhão de sacas de 60kg, alta de 2,1% em relação à safra anterior.

Contudo, a área de cultivo, estimada em 63,9 mil hectares, representa decréscimo em torno de 14% em relação à área da safra passada e, mais que isso, demonstra produtividade média de 30,97 sacas por hectare, resultado superior em 18,6% ao ano anterior.

O aumento expressivo da produtividade verificado nesta safra pode ser atribuído principalmente à renovação de lavouras antigas de Rondônia. Além disso, o emprego de boas tecnologias, manejo adequado da cultura e, óbvio, condições climáticas mais favoráveis ocorridas, desde a florada até a fase de maturação dos frutos, também contribuíram favoravelmente para a performance positiva da safra.

A revista Cafés de Rondônia  de setembro de 2018, editada pela Embrapa Rondônia, disponível na íntegra no Observatório do Café, traz como destaque matérias e artigos que retratam essas transformações positivas em curso na cafeicultura de Rondônia, que têm colocado o café do estado em evidência nos cenários nacional e internacional.

Outro ponto destacado é que, a propósito de ter ocorrido redução na área plantada em torno de 54%, nos últimos 10 anos, a produtividade cresceu quase 154% devido à adoção de novas tecnologias nas lavouras. Além disso, a publicação demonstra que existe grande potencial na região Amazônica para a produção de robustas finos e cafés especiais com aromas e sabores diferenciados, atributos ainda pouco explorados e conhecidos pelos produtores locais, que já foram detectados por degustadores, como sabores que lembram manga, combinações de pimentas e doçura de maçãs vermelhas.

Rondônia começa a colher os frutos de um processo de modernização da cafeicultura verificado nos últimos 20 anos, resultado do esforço de produtores, instituições de pesquisa, extensão rural e ações governamentais complementares.

E vale lembrar que o consumo mundial de café deve ser recorde em 2018, com importante participação e crescimento de consumo no Brasil! Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado do MAPA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Amazônia produz cafés especiais com aromas diferenciados was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!