câmaras frias

País possui quantidade insuficiente de câmaras frias

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Armazenamento – ABIAF, há 4,5 milhões de m² de câmaras frias no País.

A área de câmaras frias é muito inferior quando comparado a países como os Estados Unidos, com 48 milhões de m², e Japão, com 25 milhões de m², por exemplo.

Pois é, os Estados Unidos possui cerca de 10 vezes mais área em câmaras frias que o Brasil.

Mesmo com essa pouca quantidade, caso, as empresas brasileiras queiram mudar este cenário, antes da instalação das câmaras frias, deve ser realizado um projeto, que determinará características como cumprimento, tipo de porta, entre outros.

Além da segurança que envolve os alimentos, também, há a questão da segurança dos profissionais que atuam dentro desses espaços, em baixas temperaturas.

A lei trabalhista define que para os empregados que trabalham no interior das câmaras e para os que movimentam mercadorias do ambiente quente ou normal para o frio e vice-versa, depois de 1 hora e 40 minutos de trabalho contínuo, será assegurado um período de 20 minutos de repouso, computado esse intervalo como de trabalho efetivo.

A Fischer S/A, pioneira na introdução da maçã brasileira no mercado internacional e uma das que abastecem a Ceagesp, possui um complexo industrial formado por três modernas unidades. Segundo a empresa, a área total é de aproximadamente 65.663 m² e com uma estrutura de 105 câmaras frigoríficas, onde podem ser armazenadas até 70.000 toneladas de maçãs.

A maioria dessas câmaras opera em um regime chamado de Atmosfera Controlada. O Entreposto paulista recebe mercadorias de todas as partes de Norte a Sul do Brasil e também de fora. Por isso, as empresas que trabalham com importação e exportação, em seus boxes, utilizam de câmaras frias para manter a temperatura quando elas chegam até a comercialização.

E você sabia que o desperdício de alimento no mundo seria capaz de acabar com a fome no planeta? Clique aqui e confira!

Adaptado de Jornal Entreposto

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

País possui quantidade insuficiente de câmaras frias was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!