boi sobe

Boi sobe, carne sobe, boi cai e… vamos aos dados!

Pois é, o boi sobe e a carne sobe e quando o boi cai, o que acontece com os preços da carne bovina no varejo?

Bom, para saber se a carne sobe ou desce, vamos aos dados do comportamento dos preços do boi gordo e de cortes de carne bovina no varejo paulista. Assim, podemos tirar nossas conclusões baseados em dados!

A Tabela a seguir ilustra a variação de preços do boi gordo e de alguns cortes de carne bovina no varejo paulista, em 2017.

carne sobe

Os preços do boi gordo, desde dezembro de 2016, acumulam queda de 5,7% (até outubro). Acontece que ao longo desse período o boi gordo chegou a cair mais de 16,0% (em julho).

E nesse meio tempo, como variaram os preços dos cortes de carne bovina no varejo?

Os cortes mais nobres, exemplificados pelo contrafilé e filé mignon,  caíram de preços, a exemplo do boi gordo. Contudo, a queda desses cortes mais nobres tem sido menor que a do boi gordo. Por outro lado, os cortes mais baratos, exemplificados pelo coxão duro e músculo, subiram de preços.

O fato é que o boi sobe e a carne sobe, mas se o boi cai, a carne não cai, pelo menos não na mesma intensidade e, dependendo dos cortes.

Claro, a questão não é simples, mesmo porque envolve demanda das carnes concorrentes, como frango, suíno, exportação etc. Mesmo porque quando o boi sobe, muitas vezes a carne sobe menos.

Enfim, esse assunto pode se desdobrar em grandes discussões e isso não é o objetivo aqui. O importante é destacar que quando o boi gordo acumulou queda próxima de 16,0% no ano, os preços da carne bovina não seguiram a mesma tendência de queda, como pode ser melhor observado na Figura abaixo.

 

carne sobe

Fonte: Dados do Cepea/Esalq e IEA (adaptados por Foodnews)

 

O Foodnews destaca a trajetória de sucesso da carne bovina ao longo dos anos, saindo de grande vilã nos anos 70 para um cenário completamente diferente hoje!

Em resposta ao mercado, a indústria da carne de bovina fez mudanças importantes nas propriedades nutricionais percebidas de seus produtos há quase 40 anos. Clique aqui e saiba mais!

E você sabia que o principal atributo das marcas de carne bovina premium é a padronização no marmoreio e na cobertura de gordura, a maciez, textura, suculência e sabor? Clique aqui e saiba mais!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Boi sobe, carne sobe, boi cai e… vamos aos dados! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!