O Foodnews destaca o comportamento recente de preços da cebola, que dispararam em abril de 2017 devido a queda na oferta.
O preço médio da cebola crioula ao produtor de Ituporanga (SC) foi de R$ 1,00/kg na última semana, expressivo aumento de 68,4% em relação ao período anterior e de 122% em relação à segunda semana do mês (3 a 7 de abril).
Em relação ao início do mês de abril os preços da cebola apresentaram alta de 122%.
No entanto, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, as cotações mais elevadas ainda não vêm gerando ganhos ao produtor da região catarinense, já que o volume do bulbo na região é baixo.
A rentabilidade de cebolicultores sulistas foi negativa durante praticamente toda a temporada.
Como a oferta no Sul está terminando e a colheita em Irecê e no Vale do São Francisco ainda está em ritmo lento, os valores devem se sustentar nos próximos dias.
Já para maio, a previsão é que as importações da Argentina e da Europa se intensifiquem, elevando a oferta disponível e, consequentemente, pressionando as cotações para baixo.
O Foodnews destacou algumas curiosidades e benefícios da cebola, o condimento mais consumido do mundo. Clique aqui para acessar o artigo.
Como vimos no artigo mencionado acima, a cebola é o condimento mais consumido no mundo e, está entre os 20 alimentos mais produzidos no mundo. Clique aqui para acessar os alimentos mais produzidos no mundo, segundo a FAO.
Apenas na no ano de 2016 entraram na Ceagesp da capital paulista quase 80 mil toneladas de cebola, vindas de diferentes municípios do Brasil sendo grande parte dos seguintes locais: Cristalina (GO), Piedade (SP), Monte Alto (SP), Rio Paranaíba (MG), Juazeiro (BA) e São José do Rio Pardo (SP) .
Lembrando que o melhor período para oferta acontece entre os meses de junho e março.
Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado da alimentação fora do lar!