commodities

Comportamento de preços das principais commodities agrícolas em 2016

O Foodnews apresenta a variação de preços das principais commodities agrícolas em 2016. Vamos avaliar o comportamento do boi gordo, bezerro, milho e soja.

A Figura a seguir apresenta a variação acumulada dos preços do boi gordo, bezerro, milho e soja em 2016, segundo dados do CEPEA/ESALQ.

 

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ (adaptado por Foodnews)

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ (adaptado por Foodnews)

 

Os dados acima são os dados finais de 2016 para as commodities agrícolas avaliadas no Foodnews.

Como temos comentado, 2016 foi um ano que deixou a desejar em termos de preços. E isso foi para o boi gordo, bezerro, milho e soja.

Todas essas commodities agrícolas, com exceção do boi gordo, que ficou no zero a zero, caíram em 2016.

E a inflação medida pelo IGP-M ficou acima de 6,5%, indicando a perda de margem do pecuarista e o agricultar neste ano.

O boi gordo pouco oscilou em 2016. Os preços do boi gordo ao longo dos meses ficaram praticamente estáveis, inclusive ficando no período de entressafra pouco abaixo dos valores praticados na safra. Apesar da estabilidade, o boi gordo acabou como a melhor commodity agrícola em 2016, daquelas avaliadas pelo Foodnews.

O bezerro, por sua vez, foi quem mais caiu, acumulando queda próxima de 10,0% em 2016. O lado bom foi que a relação de troca de bezerros por boi gordo melhorou este ano, favorecendo os pecuaristas que necessitam repor o rebanho no mercado.

No caso do milho e da soja, a volatilidade foi alta em 2016. O milho chegou a acumular alta acima de 20,0% no ano para fechar 2016 com queda de cerca de 5,0%. A soja também variou bastante dentro do ano. Após cair 10,0% e subir 15,0%, fechou o ano com variação acumulada negativa e próxima do milho.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia. Eventos, curiosidades, dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar. Confira!

 

Comportamento de preços das principais commodities agrícolas em 2016 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!