confeitaria

Como começar a empreender na confeitaria?

O Foodnews apresenta as dicas de Mônica Wright Machado para começar a empreender no ramo da confeitaria!

Para começar a empreender na confeitaria, é muito importante que o empreendedor tenha em mente algumas considerações.

1. Fazer um Plano de Negócios!

Plano detalhado de como pretende elaborar seu negócio, contendo os objetivos a curto, médio e longo prazo,  metas a serem cumpridas para que não tenha grandes problemas ao longo de sua jornada.

2.  Definição do Tipo de Negócio ou produto que irá empreender – Bolos, Doces, Docinhos? 

Pesquisando detalhes no mercado, conversando com concorrentes, procurando obter o máximo de informação para poder saber exatamente que tipo de negócio irá abrir.

3.  Ter domínio e expertise do Negócio.

Dominar o ramo de atividade, saber o que faz e fazer bem feito. Ter experiência no ramo, não abrir apenas por achar que é legal ou achar bacana!

É interessante também que o empreendedor possua algumas características (competências) para poder gerir melhor o seu negócio e não cair em frustração. Pois gerir um negócio demanda resiliência, esforço e muita força de vontade. Conheça algumas.

  • Iniciativa – Busca constante da oportunidade de negócios, está atento ao mercado de atuação. Coloca suas ideias em prática, planeja o que vai fazer e faz!
  • Capacitação – Investe na capacitação e no aprendizado constante para poder ampliar seu negócio e crescer. Gosta de estudar, aprender e ensinar os colaboradores.
  • Visão Estratégica – Percebe as demandas de mercado, conhece e pesquisa o perfil do cliente, busca o posicionamento da empresa e conhece as vantagens e os riscos que pode correr.
  • Liderança – É bom ouvinte, gosta de pessoas, estimula a equipe, mantém a equipe comprometida, conhece as aptidões dos funcionários e melhora a produtividade da equipe.

A abertura da confeitaria

O primeiro passo para abrir uma confeitaria é ter disposição, pois o sucesso vai depender da dedicação do dono, conhecimento de confeitaria,  muita paciência e perseverança.

A atividade é a fabricação de pães e roscas, bolos, tortas e o empreendedor poderá abrir seu pequeno negócio em casa ou alugar um imóvel.

Poderá optar por trabalhar sozinho no início e, futuramente, contratar estagiários ou colaboradores. E interessante que pesquise locais de recrutamento dessas pessoas para que na hora que precisar tenha à mão todas as informações de forma rápida e precisa.

Além do Sebrae, o empreendedor deve fazer uma extensa pesquisa da sua situação junto ao INSS pois só assim saberá qual o tipo de empresa se adequa melhor ao seu perfil. Também vale a pena procurar um contador de sua confiança e verificar suas dúvidas com relação à abertura da empresa.

É recomendável que o empreendedor antes de abrir qualquer tipo de negócio consulte o Sebrae e peça orientação. Há vários tipos de serviços pagos e gratuitos para o pequeno e médio empreendedor, e consultores preparados que ajudam a dirimir dúvidas e facilitar o caminho das pedras.

Essa é a primeira etapa de várias para começar a empreender.  Assim, vamos nos preparando para a realização de nosso sonho!

Contatos: www.monicawmachadobolos.com.br; @monicawmachado; www.facebook.com/monicawrightmachado; e-mail: monica@monicawmachadobolos.com.br.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Como começar a empreender na confeitaria? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!