consumo das famílias

Consumo das famílias e recuperação econômica: o que esperar?

O Foodnews foi atrás de índices de crescimento econômico, desemprego e consumo das famílias do Brasil para mostrar o cenário atual para os empresários do setor de alimentação fora do lar. Todos sabemos o quanto a economia do país reflete no consumo dos nossos negócios, especialmente em bares e restaurantes. E como estão os números da economia e o que esperar deles no curto prazo?

Como está a recuperação econômica e o consumo das famílias? Vamos a alguns números da economia do Brasil nos últimos anos e tentar entender um pouco melhor essa relação.

A primeira Figura abaixo destaca a variação do PIB anual no Brasil, um dos mais relevantes indicadores de crescimento econômico.

 

Fonte: Dados do Banco Central do Brasil

Fonte: Dados do Banco Central do Brasil

 

Veja que nos últimos anos o PIB – Produto Interno Bruto – do Brasil desabou. Claro, isso não é novidade. O importante aqui são as previsões de recuperação. Embora os números de 2016 a 2018 sejam previstos, a partir de 2017 já é esperada recuperação do PIB nacional, ainda que distante do crescimento observado em anos como 2010.

Um dado importante sobre a economia e o poder de consumo da população está no nível de desemprego. Embora seja esperada alguma recuperação no PIB, a segunda Figura mostra que o nível de desemprego deve permanecer alto no país comparado aos últimos anos. Taxa de desemprego acima de duas casas decimais não era visto desde 2007, ou seja, há quase 10 anos.

 

Fonte: Dados do Banco Central do Brasil

Fonte: Dados do Banco Central do Brasil

 

A última Figura talvez seja a mais relevante para nossa análise, pois representa a variação do consumo das famílias. Vale ressaltar que esse é um dado global de consumo, mas certamente um maior apetite por consumo certamente estará associado a uma maior demanda por consumo de alimentos fora do lar.

 

Fonte: Dados do Banco Central do Brasil

Fonte: Dados do Banco Central do Brasil

 

Desde o início de 2015 a variação do consumo das famílias ao longo dos trimestres só cai.

A notícia é muito desfavorável para os empresários do setor que certamente já sentem há algum tempo os efeitos dessa crise.

O importante aqui é ressaltar a relação positiva entre o crescimento do PIB e o aumento do consumo das famílias. Confirmando a expectativa de melhora do PIB nos próximos anos, o consumo das famílias deve retomar crescimento. Vamos aguardar e enquanto isso, continua o foco no controle de gastos e promoções visando atrair clientes.

Siga-nos pelo www.facebook.com/foodlogics e acompanhe as notícias, dicas de gestão e mercado e as novidades do setor de alimentação fora do lar. Confira!

Consumo das famílias e recuperação econômica: o que esperar? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!