consumo de açúcar no Brasil

Como está o consumo de açúcar no Brasil? Veja os números!

O Foodnews apresenta estudo da ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) sobre o perfil do consumo de açúcar no Brasil.

O assunto está cada vez mais no radar do consumidor, atento as questões de alimentação saudável. E como está o consumo de açúcar no Brasil?

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de 50g diário de açúcar por pessoa ao dia. Isso implica que cada pessoa deve consumir até cerca de 18,2kg de açúcar anualmente.

E qual o consumo de açúcar no Brasil? O brasileiro consome, em média, 30,0kg de açúcar ao ano, muito acima do recomendado pela OMS.

E a maior parte deste consumo vem do preparo de alimentos dentro de casa.

Vamos analisar como esse consumo de açúcar no Brasil de 30,0 kg por pessoa está distribuído:

  • Açúcar domiciliar: 16,92kg;
  • Açúcar de alimentos in natura: 5,77kg;
  • Açúcar adicionado aos alimentos processados: 3,96kg;
  • Açúcar intrínseco dos alimentos processados: 3,42kg.

Agora vamos entender melhor o que seria cada um desses grupos.

O açúcar domiciliar é aquele utilizado nas receitas e bebidas, no dia a dia da alimentação dentro do lar.

O açúcar dos alimentos in natura é o presente naturalmente nos alimentos. Já o açúcar adicionado aos alimentos processados é aquele que é adicionado durante o processo de fabricação.

O açúcar intrínseco dos alimentos processados está presente nos insumos utilizados no processo de fabricação de um alimento processado.

E como está o consumo de açúcar no Brasil, por região?

A região Sul é a que mais consome açúcar no país, com média de 34,26kg por pessoa ao ano. O Sudeste fica em segundo, com 30,42kg, seguido do Nordeste, com 28,70kg.

O Centro-Oeste e o Norte são as regiões de menor consumo de açúcar no país, com 27,91kg e 27,48kg, respectivamente. Apesar disso, todas as regiões apresentam média muito acima da recomendação da OMS, de 18,2kg.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Como está o consumo de açúcar no Brasil? Veja os números! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!