consumo de alimentos

Tendências no consumo de alimentos no Brasil

O Brasil tem hoje uma forte aderência às tendências de consumo de alimentos encontradas em outros países, de acordo com os dados da Brasil Food Trends 2020.

Das 4 tendências de consumo de alimentos encontradas no Brasil, 3 delas são similares às globais:

  • Conveniência e Praticidade;
  • Confiabilidade e Qualidade;
  • Sensorialidade e Prazer.

Além disso, essas 3 tendências no consumo de alimentos possuem participação equilibrada, de acordo com o estudo realizado a partir da principal característica de cada consumidor no Brasil.

  •  Conveniência e Praticidade – 34%
  •  Confiabilidade e Qualidade – 23%
  •  Sensorialidade e Prazer – 23%
  •  Saudabilidade e Bem-estar e Sustentabilidade e Ética – 21%

A 4ª tendência identificada no Brasil representa a fusão entre duas observadas nos estudos internacionais de referência: Saudabilidade e Bem-estar e Sustentabilidade e Ética.

A tendência Conveniência e Praticidade é a maior encontrada no país, com 34% dos consumidores brasileiros de alimentos. Esse grupo divide-se igualmente entre as classes sociais A, B e C.

Para esse segmento, a conveniência e a praticidade são, acima de tudo, as principais prioridades, pois de maneira geral, são consumidores que levam uma vida corrida, trabalham em tempo integral e dispõem de pouco tempo para cuidar da alimentação da família.

Os alimentos industrializados, principalmente os congelados e os semiprontos, são fortes aliados desses consumidores, uma vez que representam mais praticidade no preparo das refeições.

Os consumidores enquadrados nessa tendência confiam na qualidade dos produtos industrializados, priorizam sabor e variedade, além de se declararem dispostos a aumentar o consumo desses produtos, especialmente se apresentarem preços mais atraentes.

A tendência Confiabilidade e Qualidade é um forte pilar que orienta ou determina as escolhas e a fidelização dos consumidores desse grupo, seja por empresas, marcas, tipos de produtos, seja por estabelecimentos comerciais.

Para reforçar a sua importância, é válido mencionar a disposição desse grupo em pagar mais por produtos nos quais detecta maior qualidade e por marcas em que confia.

Esses consumidores representam aproximadamente 23% do mercado de alimentos e estão mais presentes na classe C. Dentre eles, destaca-se uma forte presença de mulheres, principalmente as donas de casa ou de famílias com crianças menores de 12 anos.

A tendência Sensorialidade e Prazer é amplamente valorizada quando se trata de alimentação, seja ela de que tipo ou natureza for. O importante é que a comida seja gostosa e atraente.

Esse segmento representa em torno de 22% do mercado consumidor de alimentos. Os consumidores desse grupo têm um estilo mais impulsivo na hora de comer, sendo guiados, sobretudo, pelo prazer e, o mais importante, sem culpa.

São consumidores que adoram comer guloseimas no seu dia a dia mesmo sabendo que estas podem não fazer bem à saúde. Eles são determinados na hora de resolver dilemas de fazer opções, como, por exemplo, “comer o que é mais gostoso versus o que é mais saudável”, escolhem o mais gostoso.

As tendências de Saudabilidade e Bem-estar e Sustentabilidade e Ética, provavelmente por se tratar de mercados mais desenvolvidos, no Brasil, ainda não estão plenamente consolidadas individualmente.

No país, o engajamento em prol do social e do meio ambiente vinculados às praticas de consumo de alimentos já está presente, porém atrelado a questões de saúde e bem-estar.

Esse segmento representa, aproximadamente, 21% do mercado consumidor de alimentos, com forte potencial de crescimento, estando mais presente na classe C; entre casados; com destaque para a Região Nordeste.

O que mais se destaca nesse grupo é a busca pelo consumo de alimentos que podem trazer algum benefício à saúde.

Para isso, buscam selos de qualidade e outras informações sobre a origem dos alimentos. A procura pela qualidade de vida revelase, nesse segmento, como um ideal mais amplo, que inclui a sociedade e o meio ambiente.

Esses consumidores priorizam a compra de alimentos industrializados se souberem que o fabricante protege o meio ambiente ou tem projetos sociais.

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