consumo de aves

Consumo de aves não oferece risco após cozimento!

O ministro Blairo Maggi (MAPA) tranquilizou a população quanto ao consumo de aves após a nova fase da Operação Carne Fraca.

Essa nova fase da Operação realizada com apoio do MAPA em laboratórios que realizam testes para detectar a presença de Salmonella (clique aqui). Trata-se de uma operação para resolver problemas da relação entre laboratórios empresas produtoras de alimentos.

O MAPA tem trabalhado junto com a Polícia Federal, com o Ministério Público Federal e posso garantir a população brasileira que não há nenhum risco no consumo de aves produzidas por qualquer uma das empresas citadas ou não. Como todos nós sabemos a Salmonella desaparece quando cozida ou quando frita a uma temperatura de 60º”, afirmou o ministro.

O MAPA destaca não haver qualquer risco no consumo de aves produzidas por empresas citadas ou não na Operação Carne Fraca.

O regulamento brasileiro é diferente do de determinados países que não permitem a presença de Salmonella, explicou Maggi. “A investigação é sobre a exportação para alguns países e a adulteração de análises para produtos com esses destinos. Estamos absolutamente tranquilos defendendo a agricultura, os agricultores, o agronegócio brasileiro e queremos que a coisa seja feita de forma correta, transparente e assim será feito”.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, disse que, desde o ano passado, o ministério começou a trabalhar modelos de auditoria mais intensos e sofisticados em laboratórios com atenção especial sobre Salmonella.

A investigação conjunta do MAPA e PF apurou falsificação de resultados dos exames de laboratórios privados, credenciados pelo ministério, omitindo em algumas amostras a existência da bactéria Salmonella spp.

A Salmonella é comum, principalmente em carne de aves, pois faz parte da flora intestinal desses animais. Se a carne for cozida ou submetida à fritura não oferece risco, mesmo assim a bactéria enfrenta restrições em determinados países.

O assunto da vez é da Salmonella em carne de aves, ou melhor, dos riscos relacionados à presença de Salmonella em carne de aves (clique aqui).

Adaptado do MAPA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Consumo de aves não oferece risco após cozimento! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!