consumo de frutas

Consumo de frutas e hortaliças, o que esperar para 2018?

Nos últimos dois anos, o consumo de frutas e hortaliças foi prejudicado no Brasil devido aos efeitos da crise econômica.

Mesmo com uma ligeira retomada do crescimento em 2017, em geral, ainda não houve recuperação significativa do consumo de frutas e hortaliças no País

A queda do poder de compra do brasileiro teve maior reflexo negativo nos hortifrútis de maior valor, como uva sem semente, melão de “marca”, tomates especialidades, minis e babys hortaliças e minimamente processados. Já para os hortifrútis mais tradicionais, como batata, tomate e cebola, o efeito foi menor.

No entanto, o setor de hortaliças básicas registrou excedentes em 2017, tanto por conta da demanda fraca quanto pelo aumento de oferta, impactando negativamente na rentabilidade do produtor em 2017.

Para 2018, a perspectiva é de avanço no consumo de frutas e hortaliças, devido ao cenário econômico mais positivo.

Contudo, o desemprego em alta e o baixo crescimento previsto na renda do brasileiro ainda devem limitar o aumento no poder de compra.

Nesse aspecto de um consumo de frutas e hortaliças ainda limitado em 2018, o País busca estimular cada vez mais o comércio internacional de frutas nacionais.

Há expectativa de que o Brasil dobre a produção em 5 anos e aumente em, pelo menos 50%, o volume de exportações em 2 anos. Vale lembrar que apesar do País ser um dos principais produtores mundiais de frutas, ocupa apenas a 23ª posição no ranking mundial de exportação de frutas. Clique aqui!

Veja também que o consumo de frutas e hortaliças prontas ganham cada vez mais espaço no mercado mundo afora. Um dos exemplos da tendência dos hortifrútis de consumo rápido e o crescimento das máquinas automáticas de venda de alimentação saudável nos espaços públicos dos Estados Unidos. Clique aqui e saiba mais da novidade por lá e, claro, pode ser uma tendência por aqui também!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Consumo de frutas e hortaliças, o que esperar para 2018? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!