consumo de frutas

Consumo de frutas no Brasil ainda tem muito a evoluir!

O Foodnews destaca que o consumo de frutas no Brasil ainda tem muito espaço para crescer!

Isso porque o consumo de frutas está na rotina diária de apenas 40% da população brasileira!

Para um país que ocupa a terceira colocação no ranking entre os maiores produtores de frutas e hortaliças do mundo, o fato de apenas 40% da população brasileira consumir estes produtos, diariamente, é algo inesperado.

O dado faz parte de uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), realizada pelo Datafolha em 2017, em 148 municípios brasileiros e que totalizou 2.089 entrevistados, de todas as classes socioeconômicas, acima de 16 anos.

Os números apontam que os homens perdem para as mulheres na adoção destes hábitos alimentares, consumindo cerca de 7%, 6% e 6% menos frutas, verduras e legumes, respectivamente, nesta comparação.

Em se tratando de escolaridade, a compra de hortifrútis é pouco frequente entre os que têm ensino fundamental e médio, sendo mais expressiva entre pessoas com nível superior completo.

Já em relação aos fatores que são levados em conta no momento da compra, a pesquisa aponta que 31% dos entrevistados consideram, primeiramente, a preferência por determinado hortifrúti, seguido pela sazonalidade (17%) e por aparência e preço – empatados como terceiros fatores (apontados por 14% dos entrevistados).

O Foodnews destaca também para a pesquisa que revela o aumento significativo do consumo de frutas descascadas e cortadas, ou seja, prontas para o consumo.

A pesquisa realizada pela empresa espanhola Peris revela que as frutas descascadas e cortadas contribuem para o aumento de cerca de 40% comparado as frutas in natura. Clique aqui e saiba mais!

O fato é que nos últimos dois anos, o consumo de frutas e hortaliças foi prejudicado no Brasil devido aos efeitos da crise econômica. Mesmo com uma ligeira retomada do crescimento em 2017, em geral, ainda não houve recuperação significativa do consumo de frutas e hortaliças no País. E o que esperar para 2018? Clique aqui e confira a expectativa de consumo de frutas para 2018!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Consumo de frutas no Brasil ainda tem muito a evoluir! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!