consumo de sódio

Consumo de sódio e a saúde da população no Brasil

O consumo de sódio em excesso no Brasil e no mundo tem despertado um amplo debate sobre os impactos à saúde humana.

O consumo de sódio em excesso aparece na lista dos mais relevantes fatores responsáveis pela hipertensão e pelas doenças cardiovasculares.

Neste cenário de ampla preocupação com os hábitos alimentares da população e combate ao consumo de sódio em excesso, torna-se fundamental entender com maior profundidade o cenário de consumo desse nutriente no Brasil.

As agências de saúde e da Organização Mundial da Saúde aconselham um consumo diário de sal não superior a 5 gramas (equivalente a uma colher de café), enquanto a ingestão do nutriente pela população brasileira está bastante acima deste limite, o que pode impactar negativamente na saúde e no bem-estar do nosso povo.

Por outro lado, nota-se que há diferenças regionais no consumo de sal. A região Norte, por exemplo, apresenta o maior nível de ingestão do nutriente, o correspondente a 13,8 gramas per capita. Já a região Sudeste registra o menor consumo de sal por habitante (9,7 gramas).

Também chama a atenção o fato de que a participação da indústria alimentícia neste consumo exagerado de sal é muito menos relevante que a contribuição das residências, quer através dos alimentos preparados, quer por meio da adição de sal.

Esta maior contribuição das residências no consumo exagerado de sal fica bem evidente na região Norte, onde se registra a maior ingestão do nutriente no Brasil e a menor participação da indústria de alimentos nesse consumo.

O mesmo se evidencia no Sudeste, região onde a participação industrial na ingestão de sal é a mais alta do País, mas representa apenas 30% do total ingerido.

Diante das constatações deste estudo, fica evidente a necessidade de uma campanha para a diminuição de sal ingerido pela população brasileira, a qual deve ser dirigida primordialmente ao consumidor, com grande enfoque na elaboração doméstica de alimentos.

Obviamente, os esforços das indústrias alimentícias para diminuir os teores de sal de seus produtos também permanecerão sendo úteis para a mudança deste cenário.

O Foodnews vai explorar ainda mais o estudo “Consumo de Sódio no Brasil”, apresentado pela ABIA – Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação. Fique conosco!

Pelo endocrinologista Alfredo Halpern, no preâmbulo do Estudo “Cenário do Consumo de Sódio no Brasil” elaborado com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Consumo de sódio e a saúde da população no Brasil was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!