consumo_br_3

Perfil do consumo fora do lar. Onde os brasileiros comem e com qual frequência?

O Foodnews apresenta parte estudo do ITAL, do Brasil Food Trends 2020, relacionado ao perfil do consumo fora do lar.

Afinal, onde o brasileiro costuma ir e com qual frequência o brasileiro faz suas refeições fora do lar? A Figura abaixo destaca a preferência do brasileiro em termos de locais para o consumo fora do lar.

 

consumo fora do lar

Fonte: Dados do Fiesp/Ibope (adaptado por Foodnews)

 

Como observado, o local de preferência de consumo fora do lar do brasileiro é o restaurante por peso, seguido das redes de fast food e lanchonetes.

Esses números sugerem que o brasileiro busca uma alimentação mais rápida e a preços mais acessíveis, uma vez que o restaurante a peso e as redes de fast food e lanchonetes, somados, representam 46% dos locais preferidos dos consumidores. Se considerarmos as padarias neste contexto, esse grupo de estabelecimentos subiria 18%, atingindo 64%.

Os restaurantes a la carte, por sua vez, tem 18% da frequência do consumidor.

E qual a frequência do consumo fora do lar do brasileiro entre as refeições, ou seja, no café da manhã, almoço e jantar?  A Tabela a seguir apresenta tais números.

consumo fora do lar

Como visto, o jantar é a refeição mais realizada em casa, uma vez que 65% declararam que em nenhum dia da semana a realizam fora do lar. É a refeição com maior variedade de situações, podendo ser um lanche ligeiro, uma comida leve ou o mesmo prato do almoço.

É no jantar que boa parte dos familiares encontra-se em casa e pode reunir-se para comer. Chama a atenção o fato de 12% dos entrevistados declararem que não realizam essa refeição.

Já o almoço é o menos praticado no ambiente doméstico, sendo que 53% dos entrevistados ao menos um dia da semana almoçam fora de casa.

O ato de sair para comer fora representa situações específicas ou esporádicas, e a sua frequência e a qualidade estão intrinsecamente relacionadas à condição financeira e social de cada pessoa.

Verifica-se que, quanto mais altas forem a escolaridade, a renda familiar, mais frequente será o seu costume do consumo fora do lar. Esses são também os consumidores em que comer fora se dá mais pelo prazer do que pela necessidade.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia. Eventos, curiosidades, dicas de gestão e mercado de alimentação fora do lar. Confira!

 

Perfil do consumo fora do lar. Onde os brasileiros comem e com qual frequência? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!