consumo mundial de melão

Consumo mundial de melão é recorde!

No ano passado, o consumo mundial de melão quebrou o recorde histórico.

O consumo mundial de melão em 2016 foi de aproximadamente 216 milhões de toneladas, segundo notícia do Hortoinfo.

O fato é que o consumo mundial de melão é grande, com destaque aos países europeus e o Brasil é o principal fornecedor da fruta ao continente.

O Brasil é o segundo maior exportador da melão ao bloco europeu, e ano após ano tem reduzido a diferença em relação à Espanha (clique aqui e saiba mais).

Com isso, as exportações brasileiras também tiveram resultados positivos. Em 2016, apesar da manutenção frente ao ano anterior, o volume de melão enviado foi de 224 mil toneladas (ano civil), resultado recorde de acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Já a receita foi de US$ 148 milhões, queda de apenas 4% em comparação com 2015 – resultado relacionado à grande competitividade do mercado e ao câmbio.

A União Europeia foi responsável por comprar 96% do melão brasileiro neste mesmo período. No geral, os maiores compradores de melão em âmbito mundial, em 2016, foram os Estados Unidos (32%), os Países Baixos (9%), a França, (8%), o Reino Unido (8%) e o Canadá (7%). Contudo, para os norte-americanos, o maior fornecedor da fruta foi a Guatemala, devido à sua facilidade logística.

Para os Países Baixos, porém, o volume do melão brasileiro predominou e girou em torno de 42%. Para a Espanha, o sétimo comprador neste ranking, a importação correspondeu a 69% da fruta brasileira, demonstrando sua importância neste mercado.

O Foodnews destacou o crescimento do mercado de exportação de frutas do Brasil. Clique aqui para acessar o artigo: “Exportação de frutas do Brasil batem recorde!”

Destacamos também a possibilidade do Brasil integrar o grupo de frutas e hortaliças da OCDE? Caso isso se concretize, muitas oportunidades à vista para o mercado de frutas nacional (clique aqui e saiba mais).

Adaptado de Hortifruti

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Consumo mundial de melão é recorde! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!