contas do restaurante

As contas do restaurante. Fazemos as que realmente importam?

O Foodnews destaca o velho e importante hábito de fazer e acompanhar as contas do restaurante.

Sempre estamos envolvidos em cálculos, pois queremos avaliar o resultado do negócio. Fazemos isso no dia a dia, especialmente quando estamos envolvidos com a operação, seja do bar ou restaurante.

Certamente o gestor acompanha as contas do restaurante e sabe o resultado final do estabelecimento. Mas será que isso é suficiente?

A questão aqui é provocar os gestores para conhecer melhor a relação de custos e receitas com o dia a dia do restaurante. Em outras palavras, conhecer as refeições de maior margem, os alimentos de maior desperdício, a relação da sua equipe com o custo e receita, a fim de avaliar possível ajuste de pessoal.

A ideia é saber onde esforços de gestão podem ser aplicados para melhorar a eficiência do negócio. Pode ser nas compras, na operação, nas margens de algumas refeições.

Claro, existem pessoas que se envolvem mais nos cálculos, outras menos, outras que usam técnicas mais detalhadas, outras menos. Mas, principalmente, existem contas que são mais fáceis que outras.

O importante é que o gestor avalie quais as informações importam para sua estratégia e reestruturá-la caso seja necessário para alcançar o objetivo final.

Como a apuração do saldo final do restaurante, se ele deu lucro ou prejuízo, não é suficiente para uma boa gestão, é importante conhecer mais. Custo dos insumos, desperdício, margem das refeições, cálculo de ociosidade da equipe. Seja qual for o indicador, eles devem fazer parte da rotina de análise dos gestores.

Vamos iniciar uma série de artigos que podem ajudar a apresentar algumas formas de associar custos e receitas com o resultado do seu negócio. Faremos isso com a ajuda do nosso parceiro e chef de cozinha, Pedro Barros, do Chefex

O importante é não perder a simplicidade e ser objetivo. Começar com poucas informações e evoluir conforme a necessidade e o gosto pelo diagnóstico econômico do negócio aumenta.

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Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!