Copa Cervezas de América

Copa Cervezas de América

Todos as atenções se voltam para Santiago, no Chile, isso porque, de 8 a 13 de outubro, ocorre a Copa Cervezas de América – o maior concurso cervejeiro da América Latina.

E junto com a Copa Cervezas de América ocorre a Semana Cervejeira do Chile, que prevê uma série de atividades, conferências e exposições com foco no mercado cervejeiro. A programação se encerra com uma grande festa para anunciar os premiados desta edição.

Confira as principais novidades do concurso em 2018:

Nova Sede

Entre as novidades deste ano, destaca-se a nova sede para as avaliações. No IF Blanco Recoleta, um importante centro cultural de Santiago, Chile. “Para acompanhar essa nova fase do concurso buscamos um novo local. A Copa respira cultura cervejeira e um centro cultural tão representativo como o IF está totalmente alinhado a nossa proposta”, explica Daniel Trivelli, presidente do concurso.

A nova sede oferece um espaço colaborativo. Além de ser o palco das avaliações das cervejas, vai receber a Conferência de Cervejeiros e a Exposição de Provedores da Indústria.

Novo modelo de feedback

Ainda entre as novidade da Copa, está a reformulação do modelo feedback, mais didático e intuitivo. Ele reúne único documento as três avaliações realizadas pelos juízes, com uma visualização gráfica, dinâmica e comparativa.

Catharina Sour

A Copa incluirá pela primeira vez em seus julgamentos o estilo Catharina Sour. A decisão foi anunciada após o estilo ser catalogado no Beer Judge Certification Program (BJCP). Com isso, a Copa passa a ser o primeiro concurso internacional de cervejas a julgar o estilo que nasceu no Brasil.

Tecnicamente, a Catharina Sour é cerveja clara, refrescante, com adição de frutas e boa carbonatação. A coloração pode variar de acordo com a fruta utilizada. A graduação alcoólica fica entre 4%  e 5,5% e o índice de IBUs varia de 2 a 8.

Experiências cervejeiras

Após o encerramento das avaliações, previstas para os dias 8 e 9 de outubro, se inicia um intenso cronograma com foco em experiências relacionadas ao universo cervejeiro. As atividades vão desde visitas a cervejarias, até degustações guiadas por expoentes do meio.

Os interessados podem adquirir o pacote completo – que inclui Conferência e um tour por dia -, ou comprar as experiências de forma individual. A programação completa bem como os valores para aquisição dos pacotes estão disponíveis em www.copacervezasdeamerica.com

E você sabia que o número de cervejarias no Brasil quase dobra em 3 anos? Impulsionado pelo boom de cervejas artesanais, número de cervejarias saltou de 356 para 679. Clique aqui e saiba mais!

Por Sara Buogo.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Copa Cervezas de América was last modified: by

A Paty iniciou sua carreira nos anos 90 como professora, estudou moda, trabalhou como garçonete à noite em um dos primeiros restaurantes japonês de São Paulo, teve lojas e restaurantes, até se encontrar como pesquisadora de bebidas artesanais de alta qualidade. Como sommelière, Paty tem agenda cheia com eventos, aulas, degustações, produção de conteúdo e consultorias