couve manteiga

Benefícios e curiosidades da couve manteiga!

Confira algumas curiosidades e os benefícios da couve manteiga para nossa saúde!

Se você é daquelas pessoas que só come couve manteiga quando tem feijoada, com certeza vai incluir essa hortaliça mais vezes na sua dieta depois de saber quantos benefícios ela traz à saúde, além de adicionar um “verdinho” ao prato mais famoso da cozinha brasileira.

Muito nutritiva e de fácil digestão, a couve manteiga é originária da Costa do Mediterrâneo, Ásia Menor e Costa Ocidental Européia, é rica em Vitaminas A, do completo B (B1, B2, B3, B5), além de vitamina C e K. É excelente fonte de sais minerais como cálcio, cloro, enxofre, ferro, fósforo, magnésio, silício e sódio. Possui baixíssima quantidade de sódio e pouquíssimas calorias: quando crua, cada 100 gramas trazem apenas 27 kcal, cozida 66kcal e refogada 90 kcal.

A couve manteiga tem mais cálcio que o leite, que associado ao magnésio presente na clorofila (verde das folhas), ajuda a fixar o cálcio nos ossos e, assim, combater a osteoporose.

Além disso, é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres que são produzidos pelo corpo, contribuindo assim para o rejuvenescimento da pele, saúde dos olhos e melhora da memória. Seus benefícios não param por aí:

  •  Suas fibras melhoram o trânsito intestinal, dão sensação de saciedade – o que ajuda quem quer perder peso – e ajudam a eliminar a gordura consumida do corpo.
  • Seus antioxidantes tem ação antienvelhecimento, previnem o surgimento de tumores, ajudam a eliminar o inchaço, diminuem o surgimento de acne e tem ação desintoxicante no organismo como um todo, fortalecendo o sistema imunológico.
  • Além de ter mais cálcio que o leite, a couve possui mais ferro que muitas carnes, o que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, no processo de renovação celular e no transporte de oxigênio.
  • O magnésio da couve é fundamental para a formação e o bom funcionamento dos neurotransmissores, o que favorece o bom humor.
  • É indicada para combater problemas digestivos, enfermidades do fígado, cálculos renais, menstruação dolorosa, artrite, bronquite, além de curar úlceras estomacais.
  • Outro uso é para evitar ressacas, aliviar a prisão de ventre (devido ao seu alto teor de fibras), evitar a má disposição e aliviar dores causadas pelas úlceras gástricas.
  • É muito recomendada para ser consumida durante toda a gravidez, para garantir o bom desenvolvimento do feto.

A couve manteiga tem boa oferta o ano todo, e o Entreposto Terminal São Paulo (ETSP) recebeu em 2017 cerca de 10.167 toneladas do produto, provenientes principalmente dos municípios paulistas de Ibiúna, Embu Guaçu, Piedade, Sâo Lourenço da Serra, Cotia e Guarulhos.

Na hora de comprar, escolha as que possuem as folhas mais verdes, e não compre mais do que irá consumir em no máximo três dias, pois depois disso, ela começa a amarelar e perder suas propriedades nutritivas. Na hora de higienizar, deixe as folhas de molho em uma mistura de 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água, durante 30 minutos. Essa solução ajuda a eliminar os micro-organismo nocivos. Depois, passe tudo em água corrente novamente. Lave em água corrente, seque as folhas e guarde em recipiente plástico com tampa.

E você sabia que o interesse por reduzir consumo de embalagens plásticas é cada vez maior? Clique aqui e confira!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Benefícios e curiosidades da couve manteiga! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!