crise para o restaurante

O lado bom da crise para o restaurante. Aproveite as oportunidades

O lado bom da crise para o restaurante. Entenda as oportunidade de melhoria por trás dos momentos difíceis.

O Foodnews tem discutido assuntos relacionados aos efeitos da crise, apresentando dados de recuperação econômica e a tendência de custo dos alimentos. O objetivo é contribuir com a gestão e a maior lucratividade dos estabelecimentos.

Muitos dizem que um momento difícil da economia tem um efeito benefício na mudança de mentalidade do empresário. Nós do Foodnews acreditamos nisso também.

Todo momento difícil nos faz pensar e agir em áreas do negócio que deixamos muitas vezes de lado. Talvez até sejamos conscientes que existam melhorias a serem feitas, mas, com um cenário mais favorável da economia, isso tende a ficar para depois.

E quando vem a crise para o restaurante é momento de avaliar a eficiência de todo negócio.

O que temos percebido é que o empresário da alimentação fora do lar foca, em maioria, esforço em vender mais e aumentar, com isso, o faturamento do estabelecimento.

As conversas sobre gestão de restaurantes com nossos clientes enfatizam as vendas. Claro, é fundamental aumentar a receita e pensar na visibilidade do estabelecimento, mas também não podemos esquecer do atendimento, em conhecer as necessidades do seu público e, igualmente, trabalhar na eficiência do processo de compras e controle do estoque.

Pensar em gerir as compras e desenvolver um controle de estoque que minimize perdas é pouco trabalhado pelo empresário do setor, infelizmente.

O que vemos é que gestores e empresários sabem do problema, mas, convivem com a ineficiência do processo de compras. Isso por questão de prioridade e acabam por postergar qualquer esforço em otimizar os resultados da área.

Os custos fixos de bares e restaurantes são altos, a exemplo do custo com funcionários, ou seja, há pouca oportunidade de ações que mostrem resultados imediatos. Já o custo variável, que está diretamente relacionado aos insumos da cozinha, é onde temos uma possibilidade de ação mais rápida. Desse modo, gerir o estoque e trabalhar as compras resultam em economia e diminuição de perdas. Pense a respeito!

O lado bom da crise para o restaurante é aproveitar a oportunidade para ser eficiente em áreas muitas vezes esquecidas, como a de compras.

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Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!