custo dos alimentos

Custo dos alimentos, a queda continua. Veja dados!

O custo dos alimentos em São Paulo continua em queda.

Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), o custo dos alimentos foi 1,32% menor em dezembro de 2016 quando comparado ao mês anterior (novembro).

Considerndo apenas os produtos de origem animal, a queda foi de 1,28%, um pouco menos acentuada que o grupo de origem vegetal, que registrou queda de 1,37%.

No subgrupo “carnes”, a queda foi de 1,31%, e no grupo “ovos” os preços recuaram em 0,55%. Ainda nos produtos de origem animal, o grupo “leites e derivados” teve queda de 1,30%.

Em relação aos subgrupos de origem vegetal, apenas o grupo “Outros produtos de origem vegetal” não apresentou queda, e ressalta-se que este grupo é composto por produtos que não se enquadram em produtos básicos, como por exemplo, achocolatado e azeite de oliva.

Os demais subgrupos de origem vegetal apresentaram queda, com destaque para a redução de preços do limão (-26,98%), batata (-13,51%) e feijão (-8,27%).

A tendência de queda no custo de alimentos no mercado varejista iniciou-se no mês de agosto e intensificou-se até o final de 2016.

A queda de preços generalizada, beneficia os consumidores já saturados com expressivos aumentos de preços nos últimos dois anos para produtos importantes da cesta de alimentos das famílias paulistanas.

Contudo, em relação a dezembro de 2015, a variação anual acumulada do custo dos alimentos das famílias paulistanas foi de 9,20%, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) calculado para o mesmo período foi de 6,29%.

Portanto, em 2016, a variação do custo dos alimentos foi maior do que a inflação.

Ao analisar esta variação por grupos de produtos, verifica-se que nem todos os grupos foram reajustados acima da inflação. O grupo “carnes” teve um valor acumulado no ano de 3,41%, índice inferior ao IPCA.

Fonte: adaptado do IEA – Instituto de Economia Agrícola

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

 

Custo dos alimentos, a queda continua. Veja dados! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!