custo na cozinha

Custo na cozinha: frango ou boi, qual apresentou maior alta de preços?

O Foodnews apresenta o comportamento de preço do frango e da sua variação acumulada comparada ao boi gordo, no mercado paulista. O objetivo é avaliar o custo na cozinha e no caso caso do boi e frango, qual apresentou maior alta?

A Figura a seguir ilustra o preço do frango ao longo dos meses de cada ano, desde 2010.

 

custo na cozinha

Fonte: Dados do CEPEA/ESALQ (adaptado por Foodnews)

 

O preço do frango, ao longo de 2016, esteve acima dos valores praticados no mesmo mês em todos os anos avaliados nesta série histórica.

O comportamento de preço do boi gordo foi semelhante em 2016, uma vez que em todos os meses do ano atual o valor foi superior ao mesmo período dos anos anteriores.

No entanto, tanto para o frango como para o boi gordo, a variação acumulada entre o início e o fim do ano foi pequena. E ela foi menor para o boi gordo, que está praticamente no zero a zero. No caso do frango o saldo é de 7,8% de alta.

Cabe lembrar que ainda faltam uns 15 dias de preços para fecharmos 2016, mas, os valores terão pouco efeito para alterar esse cenário.

Com isso, vamos comparar a trajetória de preço do frango e do boi gordo desde 2010, como ilustra a Figura abaixo.

 

custo na cozinha

Fonte: CEPEA/ESALQ (adaptado por Foodnews)

 

Na análise do custo na cozinha, boi gordo apresentou maior alta comparado ao preço do frango.

A alta de preços do boi gordo apurada desde 2010 foi de 102,0%, valor bastante superior a valorização do frango no período, de 63,4%.

O IGP-M, indicador de inflação, acumula alta de 62,6%, ou seja, inferior a alta do boi gordo e do frango, embora esteja bastante próximo deste último.

O frango comparado ao boi, foi o que menos contribuiu para a alta do custo na cozinha!

Fique atento e confira a tendência de preço dos insumos no Foodnews!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Custo na cozinha: frango ou boi, qual apresentou maior alta de preços? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!