custo variável no restaurante

Custo variável no restaurante: gestão rende economia

No Foodnews vamos falar de custo variável no restaurante e da importância em aplicar esforços de gestão na área de compras. Os resultados podem surpreender!

Primeiro, vamos definir custos fixos e variáveis para os menos familiarizados no assunto.

Os custos dentro de um negócio são necessários e cabe aqui conhece-los melhor para buscar otimizar esses gastos. Entre estas despesas estão o que chamamos de custos fixos e custos variáveis.

  • Custos variáveis

São aqueles que variam diretamente com a quantidade produzida ou vendida, na mesma proporção. Por exemplo, no restaurante, quando são produzidos mais refeições, a quantidade de insumos como carne, cereal, legumes necessários a produção dos pratos igualmente aumenta.

  • Custos fixos

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio, como: aluguel, salários, energia etc.

O importante aqui é ressaltar que os custos fixos são menos flexíveis e passíveis de gestão comparado aos custos variáveis.

Fazer um corte em custo fixo envolve na maioria das vezes a adequação a capacidade ociosa da equipe, da estrutura física etc. São decisões empresariais mais complexas que não ocorre com frequência.

E se considerarmos um restaurante enxuto em termos de equipe e custos fixos, onde podemos reduzir custos? Onde nossa gestão do dia a dia pode fazer a diferença nas contas do restaurante?

Sem dúvida que é na gestão de compras dos insumos, ou seja, do custo variável no restaurante!

A cultura de comprar bem, envolve a pesquisa de preços, a análise da qualidade dos produtos entregues, entre outros fatores importantes na gestão de compras que muitas vezes é deixado de lado por bares e restaurantes.

O objetivo do Foodnews é destacar a importância de acompanhar as compras de insumos e estar atento a gestão da área de compras. Oportunidades de economia existem nessa área e podem te surpreender!

Siga-nos pelo http://www.facebook.com.br/belogics e fique atento as noticias de gestão de restaurantes e de outros temas ligados a alimentação fora do lar.

O Foodnews é uma parceria com a Foodlogics – www.foodlogics.com.br, que oferece um ambiente de busca de fornecedores e gestão de compras online. Acesse o site e saiba mais!

Custo variável no restaurante: gestão rende economia was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!