dia do setor hoteleiro

Dia do setor hoteleiro: comemore e entenda os números e importância do setor

O Foodnews comemora o dia do setor hoteleiro apresentando alguns dados que mostram o tamanho e a importância do setor para o país.

Quando falamos em turismo, falamos de um mercado que apresenta um potencial de crescimento bastante amplo e que vai além do setor hoteleiro, já que está relacionado também a gastronomia, serviços de entretenimento, diversão, transporte entre outros.

Atualmente o mercado de turismo no Brasil é modesto e está muito distante do seu potencial, embora tenha uma importância significa para o país, com 3,5% do PIB nacional. Contudo, veja na Figura abaixo que mostra os principais destinos do turismo mundial. Nesta Figura o Brasil sequer está presente entre os 20 principais destinos ao redor do mundo.

 

dia do setor hoteleiro

Fonte: Dados da Organização Mundial do Turismo (adaptador por Foodnews)

 

Como visto acima, o Brasil não figura na lista dos principais países do turismo mundial. Apesar de frustrante para nós brasileiros, isso mostra o potencial que temos e podemos alcançar. O Foodnews abordou o tema relacionados aos números do turismo no mundo e no Brasil nos últimos anos. Clique aqui e acesse o artigo.

Mas no dia do setor hoteleiro, vamos mostrar os números e a importância do setor para o país. A Tabela abaixo destaca o número de hotéis e flats e disponibilidade de quartos no Brasil, em 2015, segundo dados do JLL Hotels & Hospitality Group Dedicated Offices. 

 

  Hotéis e flats Quartos
Marcas nacionais 475 4,7% 74.571 14,9%
Marcas internacionais 482 4,8% 86.156 17,2%
Independentes, 20 quartos 3.693 36,7% 41.160 8,2%
Independentes, > 20 quartos 5.400 53,7% 298.325 59,6%
Total 10.050 100,0% 500.212 100,0%

 

Os dados mostram a disponibilidade de hotéis, flats e quartos no Brasil. E em termos de ocupação dessa disponibilidade?

Atualmente a taxa de ocupação média está em cerca de 65%. Esse número tem melhorado ao longo dos últimos anos. No ano de 2004, por exemplo, a ocupação estava em torno de 55% no país.

No dia do setor hoteleiro, os números mostram que temos sim o que comemorar.

Claro, há muito trabalho e potencial pela frente, mas, com números que demonstram crescimento.

Siga o Foodnews e acompanhe as notícias, eventos, dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Dia do setor hoteleiro: comemore e entenda os números e importância do setor was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!