dicas de marketing

Confira algumas dicas de marketing para o seu restaurante!

O Foodnews destaca algumas dicas de marketing para os estabelecimentos de alimentação fora do lar.

Como divulgar seus produtos e serviços? Onde investir? Para qual público e como direcionar seu discurso?

O marketing é fundamental para qualquer tipo de empresa, e o planejamento dos canais de comunicação a serem utilizados devem ser muito bem realizados para que os esforços não sejam convertidos em resultados negativos para o empreendimento.

 

Diante disso, Sebrae dá algumas dicas de marketing para auxiliá-lo nessa etapa do negócio.

Estar atento ao que o cliente busca e ouvir suas reclamações e elogios com precisão devem fazer parte da cultura da empresa. Essas ações simples são determinantes para o aprimoramento contínuo do negócio.

Antes de iniciar seu planejamento de comunicação, pesquise seu mercado, entenda o perfil do seu público e como ele deseja entrar em contato com o seu produto (se é indo até seu estabelecimento ou utilizando o serviço de delivery, por exemplo).

Alguns quesitos são essenciais para a construção de uma boa imagem para o seu negócio: ponto de venda atraente, um produto de ótima qualidade, excelência no atendimento e nos cuidados sanitários, e um serviço de delivery eficiente.

As ações de marketing devem reforçar esses pontos, mas é interessante explorar também características além de preço e promoção, como: os benefícios de uma boa refeição ou de um alimento de qualidade e a relação custo-benefício dos produtos e serviços.

Veja a seguir algumas dicas de marketing e ações que você pode utilizar para divulgar o seu negócio:

  • Todos os pontos de contato com o cliente podem ser utilizados para divulgação, desde os uniformes de garçons, recepcionista, entregador, até a decoração, as embalagens e os cardápios, e o meio online (site e redes sociais);
  • Não esqueça que todos os canais de divulgação devem estar alinhados com a identidade visual da sua empresa (respeitando um padrão de cores, linguagem, estilo etc.);
  • A divulgação na vizinhança e áreas próximas pode ser feita por meio da distribuição de flyers e panfletos. Se o seu estabelecimento oferece apenas almoço, por exemplo, é interessante divulgar nos estabelecimentos comerciais próximos;
  • No caso da divulgação do serviço de delivery, você pode utilizar seu website para promovê-lo, pode também postar o cardápio específico para entregas nas redes sociais, sempre incluir cópias do cardápio nas entregas e promover o serviço no seu ponto físico;
  • Utilize programas de fidelização para oferecer vantagens ao seu cliente e incentivá-lo a fazer a propaganda boca a boca. Você pode utilizar estratégias como cupons de desconto, cortesias para acompanhantes, delivery gratuito para entrega de alguns produtos específicos, preços diferenciados para grupos, promoções para indicações, etc;
  • Tenha uma participação ativa na comunidade local, ao promover ações ou participar de ações de terceiros;
  • Participe de feiras e eventos, eles são ótimos para divulgar seus produtos e serviços, mas não se esqueça de se preparar para isso com um material de divulgação adequado e de qualidade.

A presença no meio online é fundamental para a sobrevivência da sua empresa. Todas as estratégias de divulgação da sua empresa nos meios digitais (internet e tecnologia móveis) compõem o marketing digital.

Somente em 2016, foram investidos no Brasil cerca de R$11,8 bilhões em marketing digital, um crescimento de 26% em relação a 2015. Aproveite este meio para divulgar as ações que estão sendo realizadas pelo seu estabelecimento, como participação em atividades da comunidade e o lançamento de novos produtos e serviços.

O Foodnews trás mais uma novidade. É o Foodnews Sustentabilidade!

O Foodnews Sustentabilidade foi pensado para que seus leitores tenham acesso à informações e notícias sobre os principais temas ambientais da atualidade.

Adaptado do Sebrae e SNA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Confira algumas dicas de marketing para o seu restaurante! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!