embarques de mamão

Embarques de mamão se recuperam nos últimos anos

Depois de um período de declínio das exportações, os embarques de mamão voltaram a se recuperar a partir de 2014.

O volume de embarques de mamão bateu recorde em 2015, sendo exportadas 39,8 mil toneladas de mamão – resultado 18% maior em relação ao ano anterior, conforme a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Já em 2016, apesar de não superar o recorde anterior, o volume de embarques de mamão foi bem próximo, limitado pela baixa oferta nacional, principalmente no primeiro semestre.

Agora, em 2017, os embarques de mamão parciais são recordes novamente.

Além do enfraquecimento do mercado doméstico neste período (por conta da crise econômica nacional), colaboradores do Hortifruti/Cepea destacam a importância da valorização do dólar para o incentivo das exportações: com a taxa de câmbio mais favorável, o preço se tornou mais atrativo para o exportador.

Além disso, houve relatos de que, com a maior preferência dos europeus pela variedade formosa, principal mercado consumidor da fruta brasileira, o foco de produção no Brasil mudou, com maior participação dessa variedade nos envios.

Com queda na oferta, o mamão voltou a se valorizar nas regiões produtoras nos últimos dias de agosto (28 a 31/08).

Apesar de, geralmente, este período ser caracterizado pela restrita demanda, a falta da fruta nas regiões produtoras foi ainda menor, impactando nas cotações. Com isso, os preços do mamão subiram, principalmente da variedade formosa, que teve a baixa mais significativa no volume.

No Sul da Bahia, o formosa foi comercializado à média de R$ 0,90/kg, alta de 55% em comparação com a semana anterior. Já o havaí foi vendido por R$ 0,70/kg, 15% maior em mesma comparação. No fechamento do mês, o formosa e o havaí obtiveram valores 12% e 35% acima dos de julho no sul baiano.

Em relação à qualidade, produtores ainda relatam fragilidade na casca do mamão, devido à maior exposição à amplitude térmica, comum no inverno brasileiro.

A Índia autorizou a importação de maçãs do Brasil por meio de tratamento a frio. Clique aqui e saiba mais!

Veja também que a falta de chuvas continua preocupando os produtores de frutas do nordeste brasileiro (clique aqui)!

Adaptado de Hortifruti

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Embarques de mamão se recuperam nos últimos anos was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!