exportação de banana

Exportação de banana do Brasil deve recuar sensivelmente em 2017

A exportação de banana do Brasil deve fechar o ano de 2017 em baixos patamares.

Como as regiões que exportam têm previsão de diminuição na oferta de nanica (variedade mais exportada), as cotações devem aumentar no mercado interno nos próximos meses, cenário que pode controlar ou até retrair as exportações, devido à atratividade do mercado doméstico.

Entretanto, mesmo com preços baixos no Brasil, foi forte o recuo nos envios no meio do ano.

A qualidade da fruta e a baixa competitividade frente aos grandes produtores mundiais pressionaram aa exportação de banana do Brasil.

Além disso, Bolívia e Paraguai vêm abastecendo o Mercosul com preços mais competitivos. De janeiro a agosto, a retração nos envios foi expressiva.

Dentre os cinco maiores compradores, a menor queda observada frente à parcial de 2016 foi de 46,3% para o Uruguai, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior). Na parcial do ano, as exportações somaram 23,2 mil toneladas, queda de 61% frente a janeiro-agosto de 2016.

E você sabia que a produção nacional de bananas pode estar em risco? Pois é, o Jornal Entreposto realizou em 2017 uma edição especial relatando o cenário nacional das plantações de banana no Brasil.

No artigo foi mostrado que o Brasil ocupa uma posição de destaque no âmbito mundial, sendo um dos principais produtores de banana, ficando entre a terceira e a quarta posição, segundo os dados do IBGE.

Por ano são produzidas cerca de 7 milhões de toneladas de banana no país! Porém, o Brasil está preocupado com a propagação de um fungo que vem atingindo outros países e devastando todo o cultivo da fruta (clique aqui e saiba mais).

E vale lembrar também que as frutas e legumes representam quase 60% da receita total no mercado mundial de alimentos frescos, acima de carnes, ovos e frutos do mar. Não sabia? Clique aqui e confira!

Adaptado de Cepea/Esalq

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Exportação de banana do Brasil deve recuar sensivelmente em 2017 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!