exportação de limão tahiti

Como está a exportação de limão tahiti do Brasil para a Europa?

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de limão tahiti e o maior exportador da fruta à União Europeia.

No País, a produção está em ascensão: de 2011 para 2016, o volume de limões e limas produzido se elevou em 12%, totalizando 1,26 milhão de toneladas, segundo o IBGE.

A exportação de limão tahiti gerou a terceira maior receita do setor em 2016, atrás apenas da manga e do melão, e tudo indica que este mercado pode continuar em crescimento.

O estado de São Paulo segue como o principal produtor e exportador, seguido por Bahia e Minas Gerais. Apesar de também destinada à industrialização, a tahiti é cultivada para atender, principalmente, o mercado de frutas frescas, tanto nacional quanto externo – este último responde por menos de 10% do total produzido no País.

Na Europa, a fruta está se tornando cada vez mais popular, tanto como tempero de alimentos quanto como ingrediente de bebidas. No verão local, a demanda é ainda mais firme, e há tendência de crescimento deste mercado no continente, segundo relatório de limas do CBI, de novembro de 2016.

Ainda assim, há desafios no fornecimento da fruta, como oscilações de qualidade e de preços (principalmente quando o mercado fica saturado pelos envios simultâneos das safras mexicana e brasileira). As características climáticas de ambos os países (tropicais) favorecem o desenvolvimento da fruta. Juntos, estes 2 países correspondem a 93% das importações europeias.

Contudo, apesar do forte aumento da exportação de limão tahiti do Brasil à UE, o País tem perdido participação no mercado internacional.

Embora ainda em primeiro lugar no ranking, a representatividade dos envios da tahiti brasileira se reduziu em 10 anos (de 2006 a 2016), de 74% para 57% do total importado, enquanto a da fruta mexicana aumentou de 19% para 36%.

Vale ressaltar que o limão tahiti tem sido um dos destaques de alta em 2017 dentre os hortifrútis. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Como está a exportação de limão tahiti do Brasil para a Europa? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!