exportação de maçã

Exportação de maçã do Brasil em destaque em 2017!

A exportação de maçã brasileira é destaque em 2017, com forte crescimento frente aos valores observados em 2016!

A exportação de maçã do Brasil em 2017 se estendeu para os meses de agosto e setembro, ao contrário do que aconteceu em 2016, quando em julho as exportações já estavam finalizadas.

Neste cenário, em agosto, foram vendidas cerca de 268 toneladas de maçãs ao Catar, Emirados Árabes Unidos, França, Itália e Reino Unido, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Em setembro, entretanto, foram destinadas cerca de 21 toneladas de maçãs exclusivamente à Itália. No total, a exportação de maçã nacional somou aproximadamente 55,4 mil toneladas até o momento, volume 81% superior ao do mesmo período em 2016.

Quanto às importações, houve queda de 47% até setembro de 2017, quando comparadas às do mesmo período em 2016, totalizando 53 mil toneladas. Desta forma, apenas em setembro, foram importadas cerca de 6,7 mil toneladas, valor 61% menor que a quantidade comprada em setembro de 2016.

Os principais fornecedores de maçãs ao Brasil, no mês passado, foram Chile, Argentina, Espanha, Portugal e Itália. Vale ressaltar que, neste ano, as expectativas quanto às importações continuam enfraquecidas, em função do grande volume da produção nacional e aos baixos preços nacionais.

E a exportação de maçã é bastante dependente da cadeia do frio, ou seja, de câmaras frias para a manutenção da qualidade das frutas. E como está a estrutura de câmaras frias do Brasil?

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Armazenamento – ABIAF, há 4,5 milhões de m² de câmaras frias no País.

A área de câmaras frias é muito inferior quando comparado a países como os Estados Unidos, com 48 milhões de m², e Japão, com 25 milhões de m², por exemplo. Pois é, os Estados Unidos possui cerca de 10 vezes mais área em câmaras frias que o Brasil. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Exportação de maçã do Brasil em destaque em 2017! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!