exportações mundiais de café

Exportações mundiais de café: Brasil perde força em 2017

As exportações mundiais de café, no período de outubro de 2016 a julho de 2017, foram de 100 milhões de sacas de 60kg.

Tal valor representa um acréscimo no volume de 5,7 milhões em relação ao mesmo período anterior, quando foram exportadas 96,3 milhões de sacas.

Em julho de 2017, as exportações mundiais de café se mantiveram elevadas, pois foram exportadas 9,4 milhões de sacas, um incremento de 11% comparado com julho de 2016.

No caso do Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, foi exportado um volume de 1,75 milhão de sacas em julho deste ano, número que corresponde a uma redução de 11%, se comparado com julho de 2016.

Esse foi o menor volume que o país exportou desde fevereiro de 2004, devido à combinação de uma safra anterior reduzida e a taxa de câmbio desfavorável em relação ao dólar norte-americano.

Tais fatos conjugados afetaram a competitividade do café brasileiro no mercado mundial, conforme destacou a Organização Internacional do Café – OIC.

No Vietnã, o segundo maior produtor e exportador, as vendas ao exterior do mês de julho alcançaram 1,55 milhão de sacas, ou seja, 29,6% a menos que o mês de julho de 2016. Assim, o volume acumulado das exportações vietnamitas, nos dez primeiros meses do ano cafeeiro de 2016/17 ficou 5,4% inferior ao volume do ano passado.

Na Colômbia, que historicamente é o terceiro país no ranking da produção e exportação de café, especificamente no mês de julho de 2017, cujas exportações foram de 1 milhão de sacas, o país se posicionou como o quarto maior exportador de café. Tal circunstância foi influenciada por uma greve de caminhoneiros, que reduziu o volume de exportações.

De outro lado, os números recentes mostram uma continuação do desempenho forte da Colômbia no ano cafeeiro (outubro a setembro), visto que as exportações totalizaram 11,2 milhões de sacas no período de outubro de 2016 a julho de 2017, ou seja, um aumento de 11,6% em relação ao mesmo período anterior.

O Foodnews destaca algumas tendências do consumo do café no Brasil e no mundo! Clique aqui e saiba mais!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Exportações mundiais de café: Brasil perde força em 2017 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!