foodservice brasileiro

Crescimento do foodservice brasileiro em números!

O Foodnews apresenta os dados da ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentação referente ao mercado de foodservice brasileiro.

Afinal, o quanto representa para a economia do país e qual o crescimento do mercado de foodservice brasileiro ao longo dos últimos anos? Você sabe?

A Figura abaixo destaca o faturamento total do mercado de foodservice brasileiro desde 2010.

 

foodservice brasileiro

Fonte: Dados da ABIA (adaptado por Foodnews)

 

O números revelam um crescimento constante e significativo do mercado de foodservice brasileiro. De 2010 a 2016 o faturamento da indústria de alimentação do Brasil cresceu 85,8%, saindo de US$ 330,6 bilhões para US$ 614,3 bilhões no ano passado (2016).

Os dados indicam um crescimento médio anual do foodservice brasileiro de cerca de 12,3%.

O ritmo de crescimento da indústria de alimentação é surpreendente e sua importância no PIB – Produto Interno Bruto do país está igualmente em alta, como observado na Figura abaixo.

 

foodservice brasileiro

Fonte: Dados da ABIA (adaptado por Foodnews)

 

O foodservice brasileiro representa 10,1% do PIB nacional.

E o crescimento da importância da indústria de alimentação na riqueza do país é contínua, como podemos visualizar acima. Em 2010 era de 8,5% do PIB e atualmente 10,1%.

É importante também avaliar o crescimento do mercado de bebidas e alimentos dentro da indústria de alimentação do país, como ilustra a Figura abaixo.

 

foodservice brasileiro

Fonte: Dados da ABIA (adaptado por Foodnews)

 

O mercado de bebidas participa com cerca de 19,0% do total do faturamento da indústria de alimentação do país, enquanto o mercado de produtos alimentícios com 81,0%.

No entanto, nos últimos anos o mercado de bebidas apresentou um crescimento maior em termos percentuais comparado ao mercado de alimentos. Entre 2010 e 2016 o mercado de bebidas cresceu 108,9% e já no mercado de alimentos a alta foi de 81,1%.

O importante é que ambos os mercados apresentam crescimentos sólidos, mesmo em um período econômico fragilizado em termos de consumo, como o vislumbrado nos últimos 2 anos.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Crescimento do foodservice brasileiro em números! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!