frutas e hortaliças

Frutas e hortaliças podem sim cair no gosto das crianças!

Se você acha difícil seu filho escolher, por vontade própria, consumir frutas e hortaliças, repense no assunto!

Atualmente, existem no mercado produtos saudáveis com o mesmo método de marketing utilizado pelas redes de fast food e grandes empresas de alimentos e bebidas “não saudáveis” – personagens de desenhos infantis no rótulo.

Esse tipo de marketing está sempre em alta, já que as crianças desenvolvem uma relação emotiva com os personagens de desenhos, principalmente os mais populares.

Nos Estados Unidos, a Fundação Robert Wood Johnson relatou que 11 estudos científicos que examinaram a influência da mídia na escolha de alimentos saudáveis, comprovaram que:

  • Personagens podem ser usados como uma estratégia promissora para aumentar a preferência, escolha e consumo de frutas e hortaliças em relação às que não têm esse apelo;
  • Mesmo que o personagem seja desconhecido, a escolha e o consumo podem ser maiores em relação à frutas e hortaliças que não possuem desenho no rótulo;

Não só personagens, mas o estímulo na escola pode fazer a diferença! Um estudo publicado pelo Centro de Economia Comportamental em Programas de Nutrição Infantil da Cornell University (Cornell BEN Center) mostrou que a escolha da salada na refeição esteve intrinsicamente relacionada com o tipo de dia em que a criança foi submetida. Durante a pesquisa, foram utilizados dois tipos de mídia com as crianças: banners informativos e vídeos educacionais.

Nas escolas onde foi utilizado apenas o banner, 90% mais estudantes escolheram saladas na refeição do que os que habitualmente a faziam. E, nas escolas onde os vídeos foram exibidos em monitores de TV, além dos banners informativos, 239% mais alunos selecionaram a salada.

No Brasil também estão disponíveis para os consumidores maçãs, tomates, melancia, cenouras, entre outras frutas e hortaliças com os personagens infantis bastante conhecidos!

Tanto para o produtor quanto para os pais, é uma grande oportunidade de aumento no consumo de frutas e hortaliças pelas crianças!

Fonte: Hortifruti/Cepea

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Frutas e hortaliças podem sim cair no gosto das crianças! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!