gasto com alimentação

Gasto com alimentação pelas famílias cresce em 2017

As famílias brasileiras tiveram mais dinheiro para o gasto com alimentação fora do lar em 2017!

Após 2 anos seguidos de retração, o potencial de gasto com alimentação fora do lar cresceu 4,72% em 2017, já descontando os efeitos da inflação do período, segundo um levantamento da Geofusion em parceria com a Mastercard.

O resultado do estudo do gasto com alimentação, porém, ainda não avançou ao patamar pré-crise, quando os consumidores tinham cerca de R$204,684 bilhões para serem gastos em comida e bebida fora de casa. Com o avanço em 2017, porém, essa perda foi reduzida a 0,65%.

“Esse avanço no potencial de gasto da população decorre sempre da melhora no mercado de trabalho”, explicou João Caetano, gerente de marketing de Produto da Geofusion.

Segundo Caetano, a abertura de novos bares e restaurantes já acompanha essa melhora na massa de recursos disponíveis para o gasto com alimentação. “A tendência é de crescimento no número de estabelecimentos.”, afirmou o gerente da Geofusion.

Os restaurantes e bares representam 45,10% dos serviços prestados às famílias brasileiras dentro da Pesquisa Mensal de Serviços, apurada pelo IBGE. O subsetor de alojamento e alimentação fechou o ano de 2017 com ligeiro recuo de 0,3% no volume de serviços prestados, em relação a 2016. Mas a trajetória é de recuperação, segundo o analista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Rodrigo Lobo.

“O nosso setor é muito sensível ao aumento do rendimento e à renda disponível, determinada pelo número de pessoas empregadas”, justificou Solmucci. “Agora temos não só menos empresas fazendo prejuízo, como as que estão positivas voltaram a melhorar”, disse.

No Foodnews, temos buscado informar o setor de alimentação fora do lar sobre assuntos e temas ligados ao agronegócio.

Isso porque vemos que há, muitas vezes, um certo descolamento de conhecimento sobre como os alimentos são produzidos no País e o real papel do agronegócio nesse aspecto. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado do Estadão

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Gasto com alimentação pelas famílias cresce em 2017 was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!