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Gastronomia asiática: veja os números do mercado no país!

Gastronomia asiática: levantamento da Francal Feiras estima faturamento anual em torno de R$19 bilhões.

Quando começou a estudar o mercado em 2013 para a criação de uma feira de negócios de gastronomia asiática, a Francal Feiras levantou, junto a entidades do setor, a existência de 700 a 1.500 restaurantes japoneses em todo o País.

Com a realização de uma pesquisa de campo e depois de duas edições da feira Asian & Seafood Show, em 2015 e 2016, a promotora conclui que se trata de um mercado muito maior.

Resultados ainda estimados apontam para a existência de pelo menos 3.000 estabelecimentos de comida oriental na Grande São Paulo, considerando restaurantes exclusivamente asiáticos, temakerias, buffets e restaurantes que incluem a culinária japonesa e asiática no seu cardápio.

O volume médio de clientes atendidos por dia nestes estabelecimentos e o tíquete médio de R$80 por pessoa projetam um faturamento total de R$36 milhões por dia – ou R$13,4 bilhões por ano – somente na região.

Em nível nacional, a estimativa é que a gastronomia asiática movimente em torno de R$19 bilhões anuais.

Para atender estes estabelecimentos, existem hoje cerca de 500 fabricantes, produtores e importadores de alimentos para culinária asiática no Brasil.

O aumento da demanda e a proliferação de restaurantes nos últimos anos acabou gerando novas necessidades, como manutenção dos requeridos padrões de atendimento, distorções locais da tradicional culinária japonesa, e a falta de ingredientes, inovações e até profissionais especializados no mercado.

Em 2015, o Brasil produziu 1,5 milhão de toneladas de pescado, entre captura e aquicultura continental e marinha. O consumo no País é de 10,5 kg/habitante/ano, pouco abaixo dos 12 kg recomendados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mas ainda muito longe da faixa de 30 a 60 kg per capita de países como China, Japão, Filipinas e leste asiático, França, península Ibérica e Escandinávia.

Apesar da grande extensão litorânea e da abundância de água doce, o Brasil importa a maior parte do peixe consumido internamente. Entre julho de 2015 e junho de 2016, entraram no País 347 mil toneladas de pescado, contra uma exportação de 39,6 mil toneladas.

A Asian & Seafood Show foi criada pela Francal Feiras para atender a estas novas necessidades e incrementar o crescimento da indústria de pescados no País. Clique aqui e saiba mais sobre o Asian & Seafood Show.

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