geleia de cambuci

Geleia de cambuci é premiada em concurso no Reino Unido

Geleia de cambuci recebe prêmio internacional, se tornando o primeiro produto brasileiro a conquistar tal façanha!

Demorou, mas chegou o tão aguardado presente de aniversário da Mermeleia (www.mermeleia.com.br): o Certificate of Merit do Delemain Marmalade Festival – Home of the World’s Original Marmalade Awards”, um dos principais concursos de geleias do mundo, realizado anualmente em Penrith (Cumbria, norte da Inglaterra).

O anúncio da premiação aconteceu em março de 2018, mas o certificado aterrissou na Casa Mermeleia somente em maio. A Mermeleia de Cambuci concorreu na categoria “para acompanhar peixe” e a geleia de cambuci foi a primeira a conquistar uma premiação nessa prestigiada competição, o que encheu de orgulho e alegria o chileno Mauro Concha e o brasileiro Thiago Henrique, criadores da marca que completou 4 anos em abril.

“Há tempos paquerávamos esse concurso, pois queríamos o retorno de uma competição de alto nível, e este ano decidimos nos inscrever”, conta Thiago.  “Ser uma empresa tão nova e pequena e já ter o reconhecimento internacional como o do Marmalade Awards, com seu júri rigoroso, nos dá a certeza de estarmos no caminho certo na busca pela excelência”, completa Mauro.

A geleia de cambuci tem sabor acentuado, predominantemente cítrico, e textura cremosa, pois a fruta se desfaz durante o processo de cocção. No cardápio da Mermeleia desde junho do ano passado, são comercializados cerca de 150 potes mensais de geleia de cambuci, o que corresponde a aproximadamente 10% da produção total da empresa.

“A categoria em que decidimos nos inscrever – acompanhar peixe – pedia um sabor cítrico, e decidimos enviar a de cambuci por harmonizar perfeitamente com qualquer pescado, e também por ser uma fruta brasileira, símbolo da cidade em que moramos”, explica Mauro: “Se você quiser surpreender, sirva um peixe com a Mermeleia de Cambuci, que também vai muito bem com queijos leves, sorvete de creme e até mesmo como recheio de bolo”. A geleia de cambuci pode ser adquirida em vários pontos de venda espalhados pelo país ou no site da marca por R$25,00.

O nome da fruta vem do tupi-guarani Kãmu-si, pote de cerâmica utilizado para beber água, cujo formato é bem semelhante à fruta, que também lembra um disco voador.  De acordo com o site Árvores de São Paulo (https://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/), “o fruto azedo, agridoce e de cheiro agradável era muito usado na culinária paulistana do século 19. Mas isto se perdeu conforme a cidade foi se tornando metrópole: as árvores foram desaparecendo e as receitas também”. Porém, essa situação está mudando graças ao esforço de algumas entidades, como o Instituto Auá, fornecedor da Mermeleia, produtores e pesquisadores que enxergam no Cambuci, fruta que estava ameaçada de extinção, uma boa fonte de renda – um pé chega a produzir, em apenas um ano, 200kg da fruta que pode ser utilizada no preparado de doces, salgados e bebidas.

Vale destacar que a dupla já criou mais de 90 sabores, todos aprovados pelos clientes, misturando frutas, legumes, chás, bebidas alcoólicas, ervas e especiarias: entre as campeãs de vendas estão as de cambuci, cebola roxa com Cabernet Sauvignon, manga com maracujá, alho negro, banana com chocolate, e abacaxi com gengibre.  E quem pensa que basta juntar frutas com açúcar e colocar no fogo para obter uma  bela geleia está muito enganado. Para garantir a qualidade de cada pote de MEЯMELƎIA que produzem, eles utilizam diversos equipamentos e instrumentos, e ressaltam que precisam estar atentos ao pH (acidez), ponto, textura, cor, presença de frutas, quantidade de açúcar e intensidade da chama que vai cozinhar a mistura.

Saiba também que o Foodnews apresenta espaço exclusivo, dedicado ao vegetarianismo e veganismo! Clique aqui e saiba mais!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Geleia de cambuci é premiada em concurso no Reino Unido was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!