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Gestão de pessoas: casos práticos de sucesso nos restaurantes.

O Foodnews segue apresentando temas do último RestauraRH promovido pela ANR – Associação Nacional de Restaurantes. Vamos falar da experiência de alguns restaurantes em como os valores e a cultura dos estabelecimentos impactam a gestão de pessoas.

Confira a experiência de alguns restaurantes com a gestão de pessoas!

Francisco Ferreira, sócio do Le Jazz, contou durante o evento que a ideia inicial do local era ser um bistrô francês, acessível à maioria da população. ‘No início percebemos que era necessário formatar tudo aquilo que considerávamos realmente importante. Queremos que a pessoa não se sinta apenas mais uma, mas tenha a sensação de que está em um lugar onde se sinta valorizada. Temos um cuidado especial na formação de todos’, afirmou. Segundo ele, sete anos depois da abertura do negócio, o Le Jazz possui colaboradores que hoje podem comandar um restaurante sozinho.

O caso de Jun Sakamoto é um pouco diferente. Ele está à frente de um dos mais premiados e conceituados restaurantes japoneses de São Paulo. Segundo ele, o negócio começou com um sonho e com o RH apenas intuitivo. ‘Temos regras e para fazer o trabalho de excelência, precisamos da participação do cliente. Eu desenvolvi uma arte e continuo buscando mais elementos, pois eu quero que a pessoa viva uma experiência única’, explicou. Sakamoto ressaltou que hoje ele busca sempre a melhoria da qualificação dos funcionários.

Já Rodrigo Testa, diretor do Ráscal, também destacou como funciona o RH na rede. Engenheiro, ele afirma ter caído “de paraquedas” no mercado. Passando por todas as áreas, viu que já existia um padrão de comportamento definido. ‘Em todas as unidades, percebi o quanto era comum entre os colaboradores fazer o máximo possível pelos clientes. Nosso fundamento é seguir um padrão e respeitar o próximo, seja qual for o cargo ocupado’, contou. Após 15 anos, a empresa está atualizando os seus valores. ‘Temos um conceito que é composto por alinhar, dar o exemplo e treinar. Estamos em um processo de atualização, pois o perfil do consumidor mudou completamente. Vamos manter os nossos fundamentos e atualizar os valores para que eles se sintam no contexto atual do mercado’, disse.

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Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!