hortiescolha

Hortiescolha auxilia na compra de hortifrútis

Hortiescolha auxilia na escolha, aquisição, controle de qualidade e utilização de frutas e hortaliças frescas.

Frutas e hortaliças in natura são componentes essenciais no cardápio da alimentação escolar, pelo seu valor nutricional e por oferecer às crianças a oportunidade de descobrir e desfrutar grande diversidade de aromas, sabores, cores, formatos e texturas.

O cardápio da alimentação escolar, em muitos municípios brasileiros, é restrito a poucas frutas e hortaliças e de baixa qualidade. A alimentação escolar precisa ajudar a resgatar o consumo de frutas e hortaliças frescas em especial da produção local.

A aquisição de frutas e hortaliças in natura para o serviço de alimentação escolar é um grande desafio. Existe grande diferença de valor, no mesmo dia, entre lotes de diferentes tamanhos e de diferentes qualidades do mesmo produto.

É comum que a indicação de compra seja da classificação mais valorizada na ‘Cotação de Preços da CEAGESP’ e que a classificação recebida nas escolas seja o menos valorizada: paga-se pelo mais caro e recebe-se o mais barato.

A escolha correta, em cada época, do produto, da variedade e da classificação de melhor custo-benefício e a exigência de obediência a padrões mínimos de qualidade, permitem a otimização de utilização dos recursos públicos – maior oferta, maior qualidade e maior diversidade e consumo das frutas e hortaliças na alimentação escolar.

O projeto Hortiescolha é um programa de apoio à tomada de decisão na escolha das frutas e hortaliças frescas, variedade, classificação, padrão mínimo de qualidade e melhor época de aquisição.

O Hortiescolha é destinado ao Serviço de Alimentação e em especial ao Serviço de Alimentação Escolar. A alimentação fora do lar está crescendo muito no Brasil: 18,8 milhões de refeições são servidas a cada dia pelos serviços de alimentação coletiva (autogestão, refeições coletivas e refeições convênio) segundo a ABERC – Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas. O PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar atende 43,1 milhões de alunos nas escolas públicas brasileiras.

Clique aqui e saiba mais sobre o Hortiescolha!

E você sabe se os hortifrútis produzidos no Brasil são seguros para consumo? Clique aqui e saiba mais do assunto!

Confira também estudo que avalia as perdas no setor de hortifrútis nacional. Clique aqui!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Hortiescolha auxilia na compra de hortifrútis was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!